Mercofrio: sustentabilidade no centro das atenções

A Feira e Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul, realizada entre 10 e 12 de setembro em Curitiba, chegou à sua 6ª edição apresentando ao mercado dezenas de inovações tecnológicas voltadas à redução do consumo de água e energia elétrica.

Promovida num dos mais modernos centros de exposição do Sul do Brasil, o evento deste ano integrou, em suas demonstrações e debates, as comunidades técnica e acadêmica, indústria e mercado, apesar de ter sido notória a participação de apenas poucos profissionais e empresas de outros países. “Isso se deve à retração do segmento de refrigeração verificada no Chile, Argentina e Uruguai”, justifica o presidente da feira, Sérgio Helfensteller.

Também faltaram à Mercofrio os maiores fabricantes de ar-condicionado do País, que, segundo Helfensteller, fizeram um pacto para não participar de nenhum encontro do gênero, além da Febrava. “Essa é a informação que Carrier, York, Trane e Hitachi nos repassaram”, diz. “Embora a Hitachi e a Trane tenham apoiado o congresso, a ausência das quatro empresas é fruto de uma política de contenção de gastos. Contudo, vamos trabalhar para levá-las a Porto Alegre, em 2010, junto com outras indústrias de refrigeração”, completa.

Durante o evento itinerante realizado a cada dois anos, as inovações dos diversos expositores conciliaram promoção comercial com ciência, tecnologia e transferência de conhecimento. De acordo com o engenheiro Mário Alexandre Ferreira, vice-presidente da Asbrav (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação), quatro grandes temas pautaram as discussões do congresso: sustentabilidade e qualidade do ar interior; refrigerantes naturais e artificiais; edifícios verdes e comissionamento. “Os prédios sustentáveis são uma tendência irreversível na construção civil e, por isso, a eficiência energética também permeou nossos debates”, explica.

Confira, a seguir, o que os diversos segmentos do HVAC-R brasileiro apresentaram na Mercofrio 2008:

Climatização e qualidade do ar
Reconhecida por fornecer ao mercado produtos de alta qualidade e tecnologia, a Migrare mostrou sua nova linha de splits Ecotrend. “São máquinas que funcionam com o gás ecológico R-410A”, destaca o diretor comercial desta empresa catarinense, Ricardo Capistrano, lembrando que a Mercofrio vem crescendo a cada edição. Para o executivo, entretanto, os grandes nomes do segmento não deveriam ter ficado de fora. “Particularmente, não gostei dessa atitude, uma vez que essa ausência pode afetar a confiança dos clientes dessas empresas e a própria credibilidade do evento”, opina.

Já a preocupação com o meio ambiente levou a Joape a lançar o Lav Ar, aparelho que limpa, aromatiza, hidrata o ar e elimina poeiras que agravam problemas respiratórios. Mas a grande novidade da empresa apresentada na Mercofrio foi o VE 500, veículo elétrico que alia praticidade e conforto para deslocamentos em pequenos trechos. A empresa sulista também não deixou de mostrar sua já consagrada linha de climatizadores para aplicações industriais e comerciais, além do Joape Júnior, primeiro equipamento residencial do gênero lançado no Brasil.

Com 15 anos de mercado, a Komeco oferece soluções completas de climatização para todos os ambientes e, recentemente, inaugurou uma fábrica própria de aquecedores solares de água, tendo em vista as demandas ecológicas da atualidade. Na Mercofrio 2008, a empresa 100% nacional priorizou a exposição de sua linha de mini-splits e condicionadores portáteis. Segundo o representante regional de Curitiba, Carlos Alberto Grendel, a Komeco deverá crescer 40% este ano, e a feira possibilitou estreitar o relacionamento com os mais diversos profissionais envolvidos com a construção civil, setor econômico relevante para a expansão do HVAC-R. “Vender ar-condicionado na região Sul é muito difícil, pois o clima não ajuda. Faz calor durante o dia, mas, à noite, o tempo esfria. Mesmo assim, o mercado brasileiro continua crescendo”, comenta.

Atuando na área de climatização precisa, a Diamont Indústria de Equipamentos Especiais desenvolve soluções personalizadas para atender a demanda de refrigeração em salas de telecomunicações, data centers, estações de transmissão de energia elétrica e outras instalações que necessitam de ar condicionado disponível 24 horas. Sua primeira participação na Mercofrio faz parte, segundo o engenheiro Silvio Aires, da nova estratégia de divulgação dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. “Assim como o HVAC-R em geral, nosso segmento também está em expansão”, observa.

A BerlinerLuft levou à Mercofrio 2008 sua ampla gama de produtos inovadores que garantem alto grau de qualidade e eficiência, como a tradicional linha de ventiladores e a de fan-coils destinados à indústria química, alimentícia e farmacêutica. “Essas unidades de tratamento de ar que fabricamos no Brasil atendem tanto às normas européias quanto às americanas de estanqueidade. Também podemos fornecê-la com todos os controles eletrônicos integrados”, garante o gerente de Vendas da multinacional alemã no Brasil, Cícero Scarpini, para quem a próxima edição da feira tem de incorporar o segmento de câmaras frias entre os expositores, para atrair mais visitantes.

Já a catarinense Rotoplast, em sua primeira participação na Mercofrio, apresentou aos visitantes da feira seu moderno sistema de climatização para grandes espaços que reduz a temperatura, limpa e hidrata o ar sem produzir névoa ou gotículas. “Estamos atendendo a diversos segmentos industriais, comércios, igrejas, escolas, entre outros”, comemora o supervisor de Vendas da empresa, Mirton Gälzer. Comparado a um ar-condicionado convencional, o climatizador evaporativo da Rotoplast garante até 95% de economia energética. Ao contrário do que ocorre com os sistemas comuns de condicionamento de ar, o ambiente a ser climatizado não necessita ser rigorosamente isolado do ponto de vista térmico.

Controles eletrônicos
Operando unidades em São Paulo, Caxias do Sul, Vacaria e Manaus, a Invensys, que produz 120 mil controles eletromecânicos e eletrônicos todos os dias, apresentou na Mercofrio toda a sua linha de componentes para refrigeração, ar condicionado, aquecimento, cocção e lavanderia. A empresa, que fornece essas tecnologias aos maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, destacou em seu estande um dos carros-chefes da marca, o termostato para refrigeradores, freezeres e ar-condicionado. Todavia, o gerente de Vendas da companhia, Alvacyr Leão Junior, criticou a fraca presença de visitantes no evento. “A infra-estrutura do local é excelente, porém, sua localização não colaborou para o sucesso da feira”, avalia. “Estamos aborrecidos por este e outros aspectos da feira , inclusive de edições passadas, e não pretendemos participar da próxima”, enfatiza.
Empresa 100% brasileira, a InControl fabrica, há cerca de uma década, controles eletrônicos destinados aos segmentos de refrigeração, aquecimento, climatização e automação industrial. Entre as inovações em evidência na Mercofrio, estão os controladores da série G Color — os únicos do mercado com display colorido — e o moderno SmartSet, para aplicação em câmaras frigoríficas. “À medida que estes e outros equipamentos que fabricamos asseguram o controle rigoroso das mais diversas variáveis, estamos contribuindo para a maior eficiência energética e, conseqüentemente, a preservação do meio ambiente”, lembra Ricardo Antunes, engenheiro de Aplicação da InControl.

Há 54 anos no mercado, a Coel destacou sua linha de controladores em sua terceira participação na Mercofrio. Segundo o engenheiro Danilo Mambretti, do departamento de Engenharia e Aplicação, a expansão da indústria de sorvetes, por exemplo, impulsiona a venda das tecnologias desenvolvidas pela empresa. Atualmente, a Coel possui uma linha de aproximadamente 600 itens, entre os quais temporizadores eletromecânicos, temporizadores eletrônicos, interruptores horários, programadores cíclicos, totalizadores de horas, controles de temperatura, variadores de potência, indicadores, controles de proteção, controles de nível, contadores de impulsos, totalizadores de impulso, controles fotoelétricos, sensores e outros instrumentos para automação industrial.

A Every Control do Brasil, outra empresa do segmento de controladores digitais microprocessados destinados ao setor de refrigeração, aquecimento, ar condicionado e fornos, exibiu na Mercofrio sua linha Control Rack, empregada em todo tipo de automação para centrais frigoríficas. Segundo Fábio Cardoso, diretor da companhia, esses controles programáveis são bastante flexíveis. “Eles podem ter suas lógicas modificadas facilmente para adequar-se totalmente a inúmeras necessidades”, explica.

Durante sua participação na Mercofrio deste ano, a Full Gauge mostrou sua linha completa de instrumentos digitais para refrigeração e climatização, destacando o lançamento do TC-900Ri power, controlador de temperatura para congelados que automatiza os processos de degelo de acordo com a necessidade da instalação e, assim, proporciona economia de energia. Outra tecnologia em evidência foi o software Sitrad, que permite a monitoração a distância dos sistemas de refrigeração “A feira foi muito bem estruturada e os últimos dois dias, bastante movimentados”, elogia Gustavo Lazo, do departamento comercial dessa empresa brasileira que possui clientes em todas as regiões do globo.

A gaúcha Digiport esteve na Mercofrio apresentando sua linha de controladores multifuncionais que atendem os segmentos de câmaras frias, chillers, coolers, sistemas de aquecimento, entre outros. “O mercado está bastante competitivo e exigente quanto às tecnologias que proporcionam eficiência energética”, ressalta o diretor executivo da empresa, Marcos Eugenio Dauernheimer. Um dos destaques no estande da Digiport foi o FLEX21, que possibilita controlar uma série de eventos temporais e/ou de temperatura: ciclos, agendas, refrigeração e/ou aquecimento simples, ou ainda refrigeração completa com degelo, que podem ser executados num mesmo modelo. Devido a essa gama de funções, o equipamento é considerado uma solução completa para uso em aplicações industriais, comerciais e residenciais.

A Digimec desenvolve, há 25 anos, diversos aparelhos para automatização industrial e exibiu na Mercofrio sua nova linha de controles para refrigeração, sistemas de aquecimento solar e supervisão de temperaturas por multipontos. “O setor de ventilação, aquecimento, ar condicionado e refrigeração está em expansão e, portanto, os sistemas de medição de diversos pontos já se tornaram uma realidade”, observa o gerente comercial da Digimec, Roberto Bilevic.

Tecnologias inovadoras
A Schott, multinacional alemã que está presente há 12 anos no Brasil, apresentou na Mercofrio 2008 o seu Walking Cooler, um sistema de portas energizadas com três vidros que evitam a condensação, ou seja, a formação de água na parte externa. O produto possui design moderno e ainda proporciona economia de energia. Para o gerente de Vendas da empresa, Paulo C. Cabral, a feira superou suas expectativas. “Nosso objetivo foi atingido, pois difundimos ainda mais a nossa marca e outras inovações, como o vidro anti-reflexo para expositores refrigerados e os vidros para aplicações em arquitetura”, afirma.

Com 7 anos de mercado, a Brasweld Indústria e Comércio levou à 6ª Mercofrio o revolucionário kit alutin, produto que permite soldar alumínio a baixa temperatura (220ºC), podendo ser utilizado em trocadores de calor, evaporadoras, radiadoras etc. Uma das estratégias da empresa é, além de atender o setor de refrigeração, comercializar esta solução para a indústria de bijuterias, principalmente na cidade de Limeira (SP), maior pólo produtor de peças do gênero. “O HVAC-R atinge seu ponto mais alto no verão e, para manter a curva de faturamento nos outros meses do ano, estamos patenteando uma série de inovações que também podem ser empregadas em outros segmentos, já que o fluxo alutin permite a união do alumínio com todos os metais”, explica o diretor técnico da Brasweld, Alfonso Batista Romero.

Representante exclusiva da marca argentina Dosivac no Brasil, a Brasbom apresentou a completa linha de ferramentas para refrigeração, incluindo suas bombas de alto vácuo. “Sempre primamos pela qualidade. Portanto, nossos equipamentos possuem motor Weg e peças da Metal Leve, sendo todas fabricadas em equipamentos de tecnologia de ponta”, informa o diretor executivo da empresa, Damian Gaston Prola.

A Thermoquip, empresa paranaense de refrigeração industrial que fornece túneis de congelamento, câmaras frigoríficas e isolamento térmico, destacou em seu estande o monitoramento eletrônico via internet, com sistema de câmeras e alarme funcionando por meio do software Sitrad, desenvolvido pela Full Gauge. “É um programa de fácil manuseio e com eficiente suporte técnico”, descreve Onivaldo Stuani, do departamento de Vendas da companhia.

Na Mercofrio deste ano, a Tosi Indústria e Comércio mostrou seus coletores solares térmicos e sua nova linha de evaporadores e condicionadores de ar. “O evento atendeu nossas expectativas, pois mantivemos importantes contatos com projetistas e instaladores que nos visitaram”, salienta o gerente comercial da empresa, Danilo Decoussau. Sobre o comportamento do HVAC-R no Brasil, o engenheiro lembra que o mercado poderia estar mais focado em água gelada. “Um dia, o VRV talvez seja desbancado. A nossa torcida é para que isso aconteça, pois nosso portifólio contempla a expansão direta e indireta pelo ‘splitão’, e não pelo volume de refrigerante variável”, justifica.

Especializada em oferecer componentes sob medida para vários segmentos da refrigeração e ar condicionado, a Serraf apresentou sua linha de trocadores de calor. “O Sul brasileiro é a região que mais puxa nosso volume de vendas e, por isso, estar nesta feira é fundamental para aproximar a empresa do seu principal mercado”, explica o diretor executivo da Serraf, Vanderson Scheibler. Certificada pela ISO 9001, a companhia gaúcha está completando 21 anos de atuação, e também expôs uma unidade evaporadora para geladeiras expositoras.

Setores em expansão e novos produtos
A multinacional suíça Belimo abriu recentemente seu novo escritório em São Paulo para retornar ao mercado brasileiro de válvulas de controle em sistemas de ar condicionado e atuadores elétricos. De acordo com o gerente geral da companhia no Brasil, Hilton Reche do Nascimento, a empresa vem experimentando um crescimento significativo em seu negócio. “No ano passado, registramos faturamento global em torno de 350 milhões de euros, somente com esses dois produtos”, revela. “Nossa idéia é, por meio do escritório na capital paulista, também atender todo o Mercosul. Por isso, marcamos presença na Mercofrio”, complementa.

De olho no crescimento do mercado brasileiro de ar-condicionado, a Metávila Indústria Metalúrgica, sediada em Camaquã (RS), apresentou o lançamento de sua linha de suportes homologada pelo Inmetro, para condensadoras e evaporadoras. “Temos a previsão de que o HVAC-R venderá, entre este ano e o próximo, um milhão de aparelhos splits. Portanto, estamos estruturando nossa fábrica para fornecer 700 mil pares da peça para atender todas as regiões do Brasil e alguns clientes na Argentina e Chile”, informa o supervisor de Vendas da empresa, Eduardo Rosales Machado.

No dia de abertura da Mercofrio, a catarinense Polar lançou a caixa de passagem 06E para splits, com uma única saída à esquerda, desenvolvida para utilização em blocos de alvenaria estrutural. “O dreno sai pelos furos do bloco e, por isso, não é necessário quebrar a parede”, elucida o diretor técnico da empresa, Dalvir Alvise. “Além deste lançamento, mostramos nossa tradicional e consagrada linha de caixas 03 e 04”, destaca o executivo, lembrando que a empresa, hoje, está prestes a obter a certificação CE para colocar seus produtos no mercado internacional. “Estamos estimando um crescimento de 80% este ano”, afirma.

Sediada em Caxias do Sul (RS), a Divisão de Ferramentas e Matrizes Ltda. fabrica uma linha completa de equipamentos de refrigeração. Na Mercofrio 2008, apresentou a versatilidade de seus componentes, entre os quais filtros secadores e conexões de cobre. “O segmento de ar condicionando vem demandando mais nossos produtos, por isso, participamos desta edição da feira”, analisa Fernando Cardoso, diretor da empresa.

Apostando no amplo potencial de crescimento do setor de refrigeração e ar condicionado no Brasil, a RAC mostrou suas válvulas de expansão termostáticas, orifícios OX e válvulas solenóides, entre outros produtos. “A nossa participação foi muito positiva, pois encontramos executivos e amigos que não víamos há mais de cinco anos. E o HVAC-R tem muito ainda a crescer. Nossa capacidade per capita instalada de ar condicionado e refrigeração é uma das mais baixas da América Latina”, argumenta Pedro Evangelinos , diretor executivo desta multinacional brasileira.

Isolamento térmico
Sediada em Pindamonhangaba (SP), a Armacell também marcou presença na Mercofrio, expondo sua linha Armaflex de espumas elastoméricas para termoisolamento. “Para nós, é muito oportuno participarmos de um evento que nos aproxima de um grande mercado, uma vez que o Sul brasileiro é muito rico e tem um número elevado de potenciais compradores”, ressalta o diretor de Vendas e Marketing da empresa, Arnaldo Basile Jr. “Mas o número de visitantes não foi satisfatório”, ressalva o executivo.

Fabricante nacional de tubos e mantas em polietileno de baixa densidade expandido e importadora exclusiva da borracha elastomérica K-Flex, a catarinense Polipex também mostrou o ritmo de sua expansão na Mercofrio 2008, destacando aos parceiros a recente abertura de sua filial no Nordeste e as obras de ampliação em curso na fábrica de São José (SC). “A feira foi muito bem visitada por um público qualificado. A edição deste ano mudou da água para o vinho, mas a organização tem de divulgar mais o evento”, avalia o presidente da empresa, John Johannes van Mullem, sintetizando com essas palavras um ponto de vista externado por muitos expositores ao longo das modernas e bem equipadas instalações do Expo Unimed.