Jacque Albuquerque e sua representação expressiva no setor de HVAC-R

Recentemente, Jacqueline Albuquerque deu um show durante o Quiz do Frio, ação promovida pelo Clube do Frio. Nomeada Embaixadora do Circuito dos Instaladores em Belo Horizonte (MG), essa mineira iniciou sua trajetória profissional em 2014, agarrando uma oportunidade de estágio, sendo a única mulher a concorrer a vaga com mais 12 homens.

Publicidade

“O principal desafio que eu encontrei no setor de refrigeração e climatização foi de competir tecnicamente com homens, que já estão há anos no mercado. Por isso, sempre digo que a formação técnica para nós, mulheres, é muito importante. Sou formada em engenharia mecânica pela CEFET-MG/UNA-MG, e iniciei minha carreira como estagiária no setor de projetos de refrigeração em rack de compressores para supermercados na Thermo Industrial, onde permaneci até 2016. Em 2017, migrei para a área da refrigeração industrial, envolvendo sistemas de amônia aplicados em tanques de leite e câmaras frias de grande porte para redes de frigoríficos em nível Brasil. Ganhando experiência, atuei como projetista de câmaras frias e túneis de congelamento na Frigelar entre 2017 e 2018, quando em maio de 2019, dei um passo ousado e abri minha própria empresa, a JDA Refrigeração, Climatização e Serviços, sediada em Belo Horizonte (MG)”, conta Jacqueline.

Ela enfatiza que o mercado de HVAC-R é extremamente desafiador para as mulheres, que aos poucos estão saindo do anonimato e conquistando espaço, adquirindo cada vez mais capacitação técnica, formação profissional e executando várias funções, desde vendas até instalações de equipamentos.

“Hoje, já temos muitas empresas de HVAC-R sendo conduzidas por mulheres com atuação em todas as áreas e utilidades. Nos últimos anos, o mercado de refrigeração e climatização vem despertando a atenção do público feminino com uma representação expressiva de mulheres que são destaques no setor, por grupos de profissionais, dentre outros. A união e o tratamento justo entre as mulheres promovem uma ação satisfatória para impulsionar e encorajar outras mulheres, descobrir novos talentos, resultando no aumento do número de profissionais a se destacarem no setor”.

Jacque destaca as ações de grupos dedicados como o Elas no HVAC-R e o Comitê de Mulheres da Abrava, onde ambos ajudam e contribuem para aproximar uma das outras, promovendo networking e auxiliando na busca por capacitação profissional.

 Resiliência

Aos 37 anos, Jacque é casada com Wellerson, seu maior incentivador, tanto na vida pessoal quanto na profissional. É mãe Selina Luiza, com 15 anos, fruto do seu primeiro casamento. Foi a primeira de sua família a ser formar e ter o seu próprio negócio, sempre contando com o apoio de todos.

“Fui a primeira da minha família a se formar e ser dona do meu próprio negócio e considero essas minhas maiores conquistas. Sou casada a dois anos com o Wellerson, que me incentivou muito na abertura da empresa, e tenho uma filha de 15 anos, Selina Luiza, do meu primeiro casamento. Amo viagens em família e, também, um gosto muito peculiar para música. Mantenho uma gama diversificada de amigos, pois faço amizade com muita facilidade. E todos estão no meu coração”.

Através de seu perfil no Instagram, Jacqueline auxilia profissionais com posts informativos dirigidos as áreas de refrigeração industrial, comercial e climatização e deixa sua mensagem a todos os leitores: “O conhecimento é um bem que ninguém pode tirar. Esteja sempre em busca de capacitação e seja resiliente quanto as mudanças do mercado e o avanço da tecnologia. Busque pelo conhecimento, sempre!”, finaliza.

 

Jacque é casada com Wellerson e mãe de Selina Luiza.