Gisieli & Luis Severo, uma dupla imbatível

Impossível não se encantar com esses dois gaúchos, nascidos no interior do Rio Grande do Sul, hoje, moram em Portão (RS). Há 10 anos juntos, Luis e Gisieli Severo se conheceram no final de 2010.  Cada um tinha seu trabalho e suas metas profissionais e pessoais, mas logo, decidiram que queriam ter uma vida em comum.  Na época, ele com 30 anos, trabalhava no ramo de transportes, e após ser demitido, foi trabalhar em uma empresa de climatização e aquecimento como ajudante. Ela, com 18 anos, trabalhava em uma grande empresa de telefonia e ia intercalando seu trabalho de dia com um segundo turno a noite, ajudando seu marido com os serviços de manutenção e instalação, investindo em ferramentas e capacitação profissional. Com o aumento da demanda de serviços, os dois começaram a batalhar e contrataram mais três ajudantes. E foi assim que a refrigeração mudou o rumo desse casal.

Publicidade

“Percebemos que o nicho do mercado de ar condicionado e refrigeração era muito promissor, porém, faltava muita coisa para que pudéssemos crescer e isso despertou nosso interesse em investir em ferramentas. Fomos fazendo serviços pequenos, pois na época, não tínhamos nenhum curso, somente a prática de instalação e manutenção de equipamentos residenciais e comerciais. No decorrer do tempo, a demanda aumentou e sentimos a necessidade de capacitação profissional. Contratamos mais três pessoas para nos ajudar e assim, a refrigeração mudou o rumo de nossas vidas. Fomos alinhando nossa parceria como casal e profissionais, reforçando a cada dia nosso vínculo. Somos muito parceiros desde o início, pois algumas vezes, os ajudantes não apareciam para trabalhar ou iam com pouca vontade, e nós dois fazíamos todo o trabalho”, contam Luis e Gisieli.

Ela continuava a dupla jornada, se dividindo entre seu trabalho fixo na área administrativa da empresa de telefonia com o de instalação, ajudando Luis.

Em 2015, os dois decidiram que Gisieli sairia do seu trabalho fixo para se dedicar 100% à empresa deles próprios, e fundaram a LG Severo, iniciais dos nomes Luis e Gisieli.

“Dali em diante, juntos, como ‘Casal do HVAC-R’, construímos nossa história no setor. Foram dias de muito trabalho até chegar o reconhecimento, pois, muitas pessoas achavam estranho ver uma mulher instalando um ar condicionado, muitos optavam por não falar com a Gisieli, pois não tinham confiança. Ouvi de muitos o seguinte: ‘como uma menina (era assim que chamavam ela) vai conseguir fazer furos e erguer um equipamento de ar condicionado? Impossível’, e eu tinha que explicar que estávamos começando e que iria acompanhada de um colega. Perdemos até um serviço em uma determinada empresa por ter a presença feminina fazendo este tipo de trabalho”, diz Luis.

O tempo foi passando e juntos, ganharam cada vez mais espaço no mercado, vistos como “o casal de instaladores”, reconhecidos por serem unidos e por passarem confiança de família para os clientes. Investiram em cursos de capacitação, com formação de técnicos em refrigeração, e não perdem nenhum treinamento oferecido por grandes fabricantes, investindo em atualização profissional.

Casamento, profissão e alpinismo industrial

 “Cada dia é um desafio, pois além de sermos casados, somos sócios e colegas de trabalho, até junto a um projeto para instaladores de uma multinacional, nos apresentamos e trabalhamos como casal. Nossa área de atuação é a linha comercial leve (split, teto, cassete e multi), temos parceria com muitos arquitetos, onde iniciamos as obras desde a infraestrutura elétrica, linhas frigorígenas e hidráulica, unindo a utilidades, com o intuito de especificar o equipamento correto, com um atendimento personalizado para que os projetos sejam únicos. Com uma demanda de solicitações, começamos a trabalhar em parceria com alguns instaladores para executar o alpinismo industrial, ou seja, o instalador faz a parte da evaporadora e nós realizamos a instalação da condensadora, via alpinismo”, revela Gisieli.

Gisieli e Luis inovaram no mercado com o alpinismo industrial, através do rapel esportivo

Essa modalidade inédita no mercado, o alpinismo industrial, surgiu através do rapel, um hobbie que eles adoram fazer nas horas vagas. Então, uniram o útil ao agradável!

“Adoramos fazer rapel esportivo, daí surgiu a ideia de trabalharmos com o alpinismo industrial, unindo diversão e trabalho! Atuamos na área de climatização, elétrica e energia fotovoltaica. Temos clientes de muitos anos que atendemos toda a família e também suas empresas. Crescemos como casal e profissionais, cada dia que passamos

juntos é incrível, tanto no amor como na refrigeração. Somos casados há 10 anos, e a preocupação e união de um com o outro continua a mesma! Como diz na bíblia ‘Somos uma só carne’. Com o trabalho que realizamos no HVAC-R, conseguimos a nossa casa própria e sempre estamos fazendo algo. Participamos de projetos sociais para agradecer tudo o que conquistamos até hoje, conhecendo grandes pessoas que são irmãos para nós. Temos muitos amigos em todos os estados do Brasil e fazemos alguns intercâmbios para conhecer a maneira de cada local.

Nós brincamos que um completa o outro, pois quando um não faz o curso na teoria, o outro sabe na prática”, diz sorrindo Gisieli.

Ela participa de muitos eventos para as mulheres, onde busca reconhecimento da presença feminina no setor de HVAC-R, com total apoio de Luis. Eles adoram viajar para lugares diferentes, e sem filhos, têm apenas cães, considerados mascotes da empresa.

“O que levamos conosco é a persistência e honestidade, pois na vida temos que correr atrás de nossos objetivos e sermos honestos e gratos com aqueles que nos oferecem oportunidades. E não para por aí não! Estamos buscando conhecimento profissional para atuarmos no ramo industrial de máquinas de grande porte”, finalizam Gisieli e Luis.