Curso gratuito sobre CO₂ e R-290 é lançado em Curitiba
Escola FAPRO-ETP inaugura laboratório com tecnologia de refrigeração para capacitar profissionais do setor comercial
A Escola Técnica Profissional (ETP), vinculada à Faculdade Profissional (FAPRO), inaugurou em Curitiba (PR) o primeiro laboratório do Brasil voltado à capacitação para uso seguro e eficiente de fluidos refrigerantes naturais em sistemas comerciais. O centro de treinamento integra o Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) e tem estrutura no modelo de um mini supermercado, com sistemas operando com CO₂ e R-290.
As inscrições para o curso, gratuito e inédito, foram abertas em 10 de junho. Técnicos e engenheiros que atuam em supermercados e estabelecimentos similares poderão participar de 40 horas de formação presencial, sendo 70% em atividades práticas no laboratório e 30% em sala de aula. O material pedagógico foi elaborado com apoio de especialistas internacionais.
O laboratório foi implantado com equipamentos e insumos fornecidos pela Eletrofrio, indústria nacional escolhida por meio de processo de licitação. A implementação do projeto foi coordenada pela GIZ (Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável), parceira bilateral do PBH, sob responsabilidade de Stefanie von Heinemann, gerente de projetos da GIZ-Proklima no Brasil.
Segundo Frank Amorim, analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o curso tem como meta apoiar a transição do setor varejista para o uso de fluidos de baixo potencial de aquecimento global e zero potencial de destruição da camada de ozônio. A iniciativa é voltada à capacitação de técnicos, operadores e engenheiros.
A escola FAPRO-ETP atua há mais de 27 anos na formação de profissionais em refrigeração e mantém parcerias com entidades do setor, como ABRAVA e ASBRAV. O corpo docente responsável pelo novo curso foi treinado pelo projeto, conforme informou Alexandre Fernandes Santos, diretor da escola.
A expectativa inicial é de que 150 profissionais sejam treinados no local. Outros três laboratórios com a mesma finalidade devem ser instalados no país, incluindo uma unidade prevista ainda para este ano no Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação, no Rio de Janeiro.
A inauguração do laboratório foi acompanhada por representantes do MMA, da GIZ e de entidades como ABRAVA, ASBRAV, PNUD, UNIDO e empresas do setor de refrigeração.