Bomba de vácuo, uma ferramenta indispensável
A retirada completa de gases e vapores do circuito frigorífico antes da carga de fluido refrigerante é um processo fundamental para não comprometer o desempenho da troca térmica nos sistemas de refrigeração ou condicionamento de ar.
Se incondensáveis, como o ar, não são removidos, o equipamento irá operar a pressões de condensação maiores do que o normal. Isso acontece porque o ar é aprisionado no topo do condensador, reduzindo efetivamente sua capacidade de trocar calor. O aumento da pressão de condensação resulta em maiores taxas de compressão e maiores temperaturas de descarga, sendo que ambas diminuem a eficiência do sistema e podem levar à diminuição da vida útil.
O vapor de água deve ser removido do sistema de refrigeração por várias razões. O vapor de água pode congelar no dispositivo de expansão, causando perda do efeito de refrigeração. A umidade, o refrigerante e o calor também podem se combinar e formar ácidos.
“O processo de vácuo nos garante que somente fluido refrigerante e óleo irão circular pelo sistema frigorígeno, evitando, assim, a oxidação de peças metálicas e a acidificação do óleo”, explica o refrigerista Deivi Homem, diretor da Viatec Service.
Apesar do avanço tecnológico das bombas de vácuo, muitos “técnicos” ainda cometem o erro de usar o equipamento sem o vacuômetro. “As duas ferramentas precisam ser utilizadas em conjunto”, afirma. Sem vacuômetro, a bomba de vácuo fica como “um cego sem bengala – até vai andar, mas sem saber para onde está indo”, compara.
Segundo o empresário, a escolha de uma bomba de boa procedência garante agilidade e traz dinheiro ao bolso do profissional, pois o ganho de tempo é significativo.
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“Uma boa bomba de vácuo pode executar o procedimento até três vez mais rápido do que uma ferramenta com tolerâncias de folgas menos precisas. Claro que a realidade dos valores das ferramentas no Brasil é algo que deve ser levado em consideração. Por isso, muitos que estão começando na profissão adquirem bombas de baixa qualidade. Isso é até compressível, mas, depois que esse profissional começa a pegar serviços maiores e experimenta uma bomba de vácuo de qualidade, ele desiste das bombas lentas e fracas”, diz.
Com a evolução do segmento, hoje é possível encontrar nas lojas de refrigeração bombas de vácuo com motores BLDC e os mais variados designs, e com a facilidade para efetuar a substituição do óleo de lubrificação e selamento de forma rápida e eficiente, inclusive dotadas de sistemas de arrefecimento e dissipação de calor, o que assegura eficiência e integridade do óleo, gerando economia entre as trocas de lubricante.
Níveis de vácuo
Para que a evacuação de um sistema seja considerada satisfatória, é fundamental que se possua uma bomba de alto vácuo – simples ou de duplo estágio de bombeamento – com características técnicas lhe permitam produzir níveis de vácuo melhores que 0,1 Torr. = 0,1 mmHg, ou seja, uma pressão residual absoluta menor que 100 microns, conforme explica o engenheiro Manuel Lameira, sócio-fundador da Symbol, marca nacional cujas novas tecnologias em processos de fabricação e materiais aplicados deixaram suas bombas de vácuo com melhor desempenho, maior durabilidade e menor consumo energético.
Em teste nos laboratórios do fabricante, “constatamos que as bombas de duplo estágio são mais rápidas ao desidratar os circuitos; entretanto, a escolha deverá ser efetuada em função dos valores de investimento”.
“Sem querer entrar em cálculos eminentemente técnicos, podemos dizer que, na prática, é necessário atingir uma pressão residual absoluta, dentro dos circuitos de refrigeração – devidamente estabilizada – abaixo de 1 Torr, ou seja, abaixo de mil microns, para que a quantidade de vapor de água fique abaixo de três miligramas”, diz.
“Entretanto, quanto menor for a pressão residual no circuito, menores serão as quantidades de oxigênio, ar e vapor de água, o que resultará em melhor desempenho de todo o sistema, com alto poder de refrigeração, baixo consumo energético e sem a necessidade de manutenções constantes”, acrescenta o empresário, lembrando que o nível ideal de vácuo deve ficar entre 250 e 500 microns, “para que a temperatura de ebulição da água fique em cerca de -30 ºC”.
Novidades no mercado
Bombas de vácuo de duplo estágio, com vacuômetro digital acoplado e inclusão de válvula Gas Ballast, para evitar a condensação e a contaminação do óleo, são as grandes inovações no portfólio de fabricantes como a alemã Vulkan.
“Bomba de vácuo não é luxo, mas sim uma ferramenta necessária para se realizar um serviço com qualidade”, salientam Paulo Vitor Torre e Márcio Malaquias, da equipe técnico-comercial da multinacional no Brasil.
Segundo o tecnólogo André Oliveira, diretor geral da Mastercool no Brasil, as bombas de vácuo têm se tornado mais leves e eficientes. Uma tendência bem-vinda, prossegue o executivo, é a introdução de bateria nesses equipamentos, dando maior praticidade a eles. “Assim como os manômetros, as bombas de vácuo são uma ferramenta básica do setor”, lembra.
De maneira geral, os fabricantes têm estudado o comportamento dos técnicos para aprimorar suas ferramentas. “Com essa base de informação, no ano passado lançamos o que de mais moderno no segmento. Aliando design sofisticado, praticidade e uma incrível integração do passado com o futuro, surgiu a primeira bomba de vácuo com vacuômetro digital na América Latina. O sucesso desse lançamento nos trouxe o prêmio Destaque Inovação na Febrava 2019 com a bomba de 10 CFM Inteligente”, comenta o gerente de produtos da Suryha, Luiz Felipe Lopes.
Agora, a empresa brasileira vai introduzir no mercado a bomba de 5 CFM Inteligente, equipamento que utiliza a mesma tecnologia da anterior. “Entendemos que se empresas de ar condicionado estão em constante mutação nos seus produtos, investindo em novas tecnologias nos equipamentos, e se os consumidores desses produtos aceitam e optam por ter essa sofisticação, os fabricantes de ferramentas devem acompanhar essa evolução, aplicando toda a tecnologia disponível em suas ferramentas”, ressalta o gestor.
“A bomba de vácuo é uma das principais ferramentas para um técnico, uma vez que ela combate o maior inimigo da refrigeração: a umidade. Um sistema com umidade é um sistema comprometido. Por isso, a grande importância da utilização correta desse equipamento. Porém, mais importante do que utilizar essa ferramenta, é efetuar a leitura apresentada de forma correta, utilizando um vacuômetro digital para esse processo”, acrescenta.
Troca de óleo
O óleo é fundamental para se obter uma boa eficiência de vácuo, pois, ao se realizar o vácuo em um sistema de refrigeração, tanto a umidade como os gases não condensáveis e outras impurezas se misturam ao óleo, deixando-o escuro, mais viscoso ou leitoso, causando mau funcionamento, menor eficiência e redução da vida útil.
“O tempo correto ou adequado para se trocar o óleo é uma questão constante dos nossos amigos do HVAC-R. Cada marca adota um determinado tempo. O consenso, ou seja, o que é mais indicado pelos especialistas, é que a cada 12 horas de trabalho, ou a cada 10 vácuos realizados, o óleo seja substituído. No entanto, muito cuidado com isso, pois pode acontecer de o técnico trocar óleo e no mesmo dia esse óleo ficar escuro ou leitoso devido ao equipamento de refrigeração estar muito contaminado. Assim, aconselhamos nossos clientes a observarem com frequência o nível e a cor do óleo e fazerem uma ficha de manutenção indicando as datas de troca o óleo, algo semelhante ao que comumente fazemos com o óleo dos nossos carros”, explica Paulo Vitor Torre, da Vulkan
“Na falta de indicadores visuais, também sugerimos que, pelo menos a cada 48 horas trabalhadas (horas úteis da bomba em funcionamento), o óleo seja integralmente substituído”, diz.
Além da troca de óleo, os refrigeristas devem tomar outros cuidados com o equipamento, como sempre manter a bomba na posição correta para o óleo não vazar, limpar a parte externa com pano úmido – isso não é perfumaria, é importante, dizem os especialistas –, manter o equipamento em lugar seguro para evitar queda e nunca deixá-lo que seja molhado, a fim de não danificar a parte elétrica.
Outro erro grave cometido por muitos técnicos é o improviso na alimentação elétrica, com o uso de extensões mal dimensionadas e tomadas com tensão incorreta, situação que faz o equipamento trabalhar sobreaquecido, prejudicando o vácuo final e encurtando a vida útil da bomba.
Também é importante não deixar entrar impurezas dentro da bomba, como grãos de areia, partículas do ambiente ou abrasivos, muito comuns em mangueira de serviço.
Segundo os fabricantes, ainda é necessário limpar sempre o filtro de retenção de partículas, que quase 100% das bombas possuem.
Outra dica importante é “confirmar sempre a similaridade das conexões SAE, pois há inúmeros fabricantes no mercado mundial fornecendo produtos com pequenas divergências em medidas que causam a falsa impressão de que a rosca do manifold está totalmente apertada e vedada, e acaba surgindo um ponto de vazamento”, conforme salienta o diretor comercial da Symbol, Jorge Lameira.
“Esse ponto particular é de extrema importância, pois nosso departamento técnico tem verificado roscas SAE incompatíveis com alguns flanges, impedindo o aperto correto para perfeita vedação. Tem-se verificado também que, em campo, alguns operadores forçam demais o aperto dos flanges, o que resulta em fissuras nas pontas do tubo de cobre, causando vazamentos constantes, mesmo que aparente um bom aperto”, alerta.