A excelência de Katia Alves da Silva

Nos últimos anos, as mulheres têm dado contribuições relevantes para o desenvolvimento do setor de HVAC-R. Com Katia Alves da Silva não foi diferente! Formada em Engenharia Civil com pós-graduação em Gestão, sua atuação conquistou uma fatia de mercado de instalação e manutenção na capital carioca.

Publicidade

Ao lado do seu marido, Paulo Perrota, Katia é sócia da KP7 Serviços, empresa dedicada a climatização e refrigeração.

“Comecei na refrigeração quando estava formada em engenharia civil há um ano e por falta de colocação no mercado na minha área, meu marido estava com uma obra em um apartamento para fazer instalações de cinco equipamentos do tipo split e não tinha ninguém para ajudá-lo, pois a pessoa que estava trabalhando com ele não deu certo. Falei:

‘Eu não sei nada sobre refrigeração, mas te ajudo no que puder!’ E como o apartamento estava em obra, aventei uma oportunidade de trabalho na minha área e assim começou minha jornada no mercado de climatização e refrigeração. Hoje, há quatro anos na área, trabalho com meu marido e somos mais um casal no HVAC-R auxiliando em todo o trabalho executado, cuidando de toda a área de marketing da KP7, compras, elaboração de propostas, vendas de equipamentos, emissão de notas, no geral, toda a parte burocrática. Trabalhamos juntos seja em uma instalação, manutenção, ou visitas técnicas, então, além de ser meu marido, é meu sócio e chefe. Confesso que trabalhar junto com o esposo não é tarefa fácil, muitas vezes as diferenças de opiniões são bem grandes, mas tem o lado bom de estarmos crescendo juntos como profissionais e isso não tem preço”.

Embora seja o braço direto de Paulo, ela trilhou seu próprio caminho se destacando em grupos dedicados às mulheres do setor.

“O segmento de HVAC-R vive um momento de reconhecimento da força das mulheres e fazer parte de grupos da ‘mulherada’ também enriquece muito. Atuo com frequência no ‘Elas No AVAC-R’, onde temos um apoio muito grande e uma união incrível com todas as participantes. As meninas me ajudaram muito na superação dos desafios, pois muitas vezes, trabalhar na refrigeração exige muito esforço físico e confesso que não é fácil sob o clima carioca de 40°C, como também na parte técnica. Recebi muito incentivo de todas as meninas do grupo e sou grata por isso”.

Excelência no atendimento e execução
“Entregar para seu cliente a excelência no atendimento e na execução do trabalho é primordial em nosso setor! Na região do Rio de Janeiro existe mão de obra qualificada e nós da KP7 procuramos sempre nos qualificar para que possamos entregar um trabalho acima das expectativas do cliente. Mas, infelizmente ainda há uma demanda de mão de obra desqualificada e precisamos mudar esse cenário. Enxergo que o mercado de refrigeração e climatização é muito amplo com áreas de atuação. O profissional que efetua um bom trabalho e procura se qualificar  constantemente poderá ir longe na carreira e ser excelente na sua profissão. O mercado da refrigeração vem mudando muito a cada dia, as informações são mais rápidas, a classe dos refrigeristas é bem unida e isso é muito bom. Você não vê seu colega de trabalho como um concorrente e sim como um amigo, com oportunidades de parcerias e acho ótimo. A pandemia trouxe a proximidade de todos através de plataformas digitais, com lives nos aproximando das pessoas, mesmo que virtualmente, fazendo novas amizades e nos ajudando mutuamente e creio que isso continuará para sempre”.

Katia investiu nas plataformas digitais e mantém ativo todos os canais da KP7 nas redes sociais do Instagram, Facebook, Google Meu Negócio e o Whatsapp.

Paulistana, morando na capital carioca há nove anos, casada há 10 anos com Paulo Perrota, ela aproveita as horas de lazer para visitar os familiares em São Paulo e alguns em outros estados, além de adorar estar entre amigos.

“Estou sempre com amigos, pois adoro me relacionar com pessoas, sou bem divertida e extrovertida, adoro dar risada e conversar sobre assuntos aleatórios e não falar sempre de trabalho. Amo churrasco, ouvir música e festas. Sobre meus sonhos, fazer com que a KP7 a cada dia seja uma referência no mercado da refrigeração pelo trabalho de excelência que executamos e abrir nossa loja. O setor do HVAC-R é um setor maravilhoso, mas pode ser melhor ainda. Achar que sabemos tudo é muito desafiante, pois sempre temos algo novo para aprender e nos reciclar, seja de conhecimentos ou de ideias”, conclui Katia.

Com Paulo, seu marido e sócio, ele divide sua vida profissional e pessoal