Tecumseh do Brasil comemora aniversário inesquecível
Após dedicar 32 anos de sua vida à Tecumseh, sendo os últimos 12 anos ao comando de uma das maiores empresas do ramo da refrigeração e condicionadores de ar do mundo, o presidente no Brasil e vice-presidente executivo global de Vendas & Marketing, Gerson Veríssimo, anunciou oficialmente a clientes, fornecedores, autoridades, empresários da região e amigos que está deixando seu cargo para cuidar de projetos pessoais e passará a atuar como Conselheiro de Negócios ao CEO da Tecumseh Products Company.
Planejada com muita antecedência, e com as mesmas estratégia, táti-ca, disciplina e determinação com que este contabilista, economista e adminis-trador de empresas de 60 anos liderou a empresa, essa decisão parece estar longe de representar uma aposen-tadoria convencional, considerando-se os complexos desafios dessa nova posição corporativa.
Além de assumir o cargo, em tempo parcial, junto ao Presidente e CEO corporativo, Edwin Buker, ele próprio garante: vai curtir a esposa e companheira de todos os momentos, dona Marina, e os três filhos, Renata, Luciana e Eduardo. E, com a voz embargada, reconheceu: “mal tive tempo de vê-los crescer”.
O que não lhe causa o mínimo motivo de arrependimento, muito menos à corporação de origem norte-americana que tanto confiou em sua capacidade de realização, é a forma obstinada, visionária, inovadora e proba como sempre desempenhou sua missão.
Os resultados obtidos pela Tecumseh, principalmente nos últimos 12 anos, sob comando de Gerson, falam por si só: consolidação da marca no País e em diversos países do exterior; faturamento anual líquido superior a US$ 550 milhões; capacidade de produção de 17 milhões de unidades/ano; 60% da produção exportada para dezenas de países, mesmo com a forte moeda brasileira dos últimos anos; 5100 empregos diretos e centenas de indiretos terceirizados; conquista das certificações ISO 9001 e 14001, bem como do posto de fornecedor número um em clientes como Electrolux, Mabe, BSH, Metalfrio, Esmaltec, Brasfilter, Everest, Masterfrio e da liderança extraordinária na América Latina.
ESCALADA METEÓRICA
Com sua decisão espontânea de se retirar do dia-a-dia da Tecumseh, Gerson Veríssimo passa a Dagoberto Darezzo o cargo de diretor gerente e confirma Celso Furchi como diretor de Vendas & Marketing; Fernando Ribeiro no posto de diretor financeiro e Armin Konig na direção industrial. Dagoberto, o novo diretor principal, é o executivo cuja trajetória profissional permite, com seus companheiros, agora atuando em organograma matricial, a continuidade da história de sucesso da empresa na qual atua há quase três décadas.
Formado em Engenharia Mecânica com especialização em Marketing, Dagoberto começou na Tecumseh em 1981, assumindo a posição de estagiário na área de manufatura de produção e, na seqüência, os cargos de engenheiro trainee, mestre de produção, administrador chefe, gerente e, por fim, diretor industrial.
“Às vezes me pergunto o que é trabalhar 27 anos no mesmo lugar, algo fora do comum, mas no meu caso é compreensível, pois essa empresa não é a mesma, aí que está o segredo: a Tecumseh foi mudando ao longo desses anos. Quando você tem um processo de crescimento também surgem sempre novas oportunidades”, reflete, consciente e visivelmente feliz com o novo desafio que terá pela frente.
TRABALHO RECONHECIDO
A Tecumseh é uma empresa pioneira na fabricação de compressores para o nosso segmento de ar condicionado, é um parceiro estratégico nosso, não só pelo fornecimento, mas pelo desenvolvimento de tecnologias. Comemoramos junto com ela esse importante momento e também o legado que o Gerson deixou, tudo que ele construiu e o quanto contribuiu para o sucesso alcançado pela empresa hoje”.
Toshio Murakami – diretor superintendente da Springer Carrier
A gente faz parte desse sucesso, desses 170 milhões de compressores, tanto pela Totaline quanto pela fábrica da Springer. Pela Totaline eu diria o seguinte: nós somos mais de 80 lojas, sendo distribuidor exclusivo da Tecumseh, parceria firmada em 1999. É uma empresa forte, apesar do mercado de reposição, hoje, ter caído muito, porque o acesso ao produto novo ficou mais fácil”.
Jocemar Costa – gerente geral da Totaline Brasil
Hoje o mercado exige inovação, e com uma parceria você tem uma facilidade muito maior de fazer isso e atender esse mercado. Estamos juntos com a Tecumseh desde o princípio da fabricação da unidade condensadora dessa marca e a consideramos uma ótima parceira”.
Cláudio Palma – diretor Geral da Mipal
A Tecumseh é, há muitos anos, um dos nossos maiores fornecedores. É muito mais que parceria, um fornecedor que honra seus compromissos e oferece total suporte tecnológico. Temos um carinho especial pelo Gerson, pois acompanhamos a carreira dele, que fez um sucesso enorme como Presidente, fazendo com que a empresa se voltasse mais para o mercado, visitando o cliente com muita freqüência, o que era muito bom”.
Luiz Eduardo Moreira Caio, Presidente & CEO da Metalfrio Solutions
FATOS MARCANTES
1973 – Início das atividades produtivas. Os primeiros modelos são da família “P”, mais conhecidos como Pancake.
1975 – Começam a ser fabricados os compressores da família “AE”, que substituem os da família “P”. Atingem 1 milhão de unidades de produção acumulada.
1976 – O administrador de empresas e economista Gerson Veríssimo ingressa na empresa como gerente de Administração e Finanças.
1977 – Os compressores da família “AE” têm sua produção ampliada.
1979 – Tem início a produção de compressores da família “AK”, com partes importadas da matriz americana.
1981 – Gerson Veríssimo é eleito diretor estatutário de Administração e Finanças.
1983- Produção acumulada atinge 10 milhões de unidades.
1984 – A Tecumseh Products Company assume o controle acionário da empresa.
1985 – É iniciada a produção dos compressores da família “AZ”. 1990 – Começa o projeto do compressor da família “TP”.
1992 – Recebimento da certificação ISO 9001. Inicia-se a fabricação de unidades condensadoras.
1995 – Início da produção dos compressores TP. Produção acumulada atinge 54 milhões de unidades.
1996 – A empresa muda de razão social, passando de Sociedade Intercontinental de Compressores Herméticos Sicom Ltda. a Tecumseh do Brasil Ltda. Sob o comando de Gerson Veríssimo, eleito em maio diretor presidente, a empresa passa por uma revolução que iria fazer a produção e as vendas dobrarem em apenas cinco anos.
1996 – Um novo modelo de gestão é adotado. São criadas as unidades de negócios de manufatura, denominadas MBUs e também as unidades de negócios de vendas, denominadas SBUs, que substituíram os antigos departamentos de produção e vendas.
1998 – O Jubileu de Prata é comemorado com o início da produção das famílias “TH”, “TW” e dos rotativos “RG” e “RK” para aplicação em condicionadores de ar.
1999- Incorporação da Compela Componentes Elétricos Ltda. e início da produção de componentes elétricos e eletrônicos em São Carlos.
2001 – A empresa recebe certificação ISO 14001.
2002 – A Tecumseh do Brasil atinge a marca de 100 milhões de compressores produzidos. Inauguração da nova unidade produtiva de rotativos da família “RG” e início da produção da família de compressores rotativos horizontais “HG”.
2005 – É atingida a marca de 135 milhões de compressores produzidos. A empresa recebe o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva no dia 31 de março.
2006 – Produção chega a 150 milhões de compressores.
2007 – Início da produção dos novos compressores das famílias “TS” e “TY” e dos novos modelos “THK” e “TPK”, de altíssima eficiência energética.
2008 – A Tecumseh do Brasil chega à marca de 170 milhões de compressores e comemora 35 anos de atividades.
2008 – Gerson Veríssimo anuncia que deixa espontaneamente a empresa para se dedicar a atividades pessoais e particulares e, também, à consultoria na posição global de Business Advisor to the CEO, da Tecumseh Products Company.