Tecumseh avalia instalação de fábrica na Zona Franca de Manaus

A Tecumseh, multinacional americana especializada na produção de compressores para refrigeração, manifestou intenção de instalar uma unidade produtiva na Zona Franca de Manaus (ZFM). Representantes da empresa se reuniram com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, nesta terça-feira (26), para anunciar estudos de previsões econômico-financeiras ao projeto e o lançamento de um novo produto para o Polo Industrial de Manaus (PIM) no próximo ano.

Publicidade

Na reunião, estiveram presentes o CEO da Tecumseh no Brasil, Ricardo Alexandre Maciel, o diretor-geral, João Carlos Dobner, e o diretor de Relações Institucionais, Homero Cremn Busnello. Eles foram recebidos por Saraiva e pelos superintendentes-adjuntos Frederico Aguiar (Executivo), Leopoldo Montenegro (Projetos) e Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica).

Segundo Maciel, o projeto na ZFM se alinha ao crescimento estratégico da Tecumseh no país, que inclui um aumento de 30% nos investimentos em 2024 e o desenvolvimento de novos produtos para atender ao Programa Brasileiro de Etiquetagem a partir de 2026. “Com a projeção de Crescendo nos volumes de produção para os próximos anos, temos a necessidade de expansão de nossa capacidade produtiva. Por que não avaliar, do ponto de vista econômico-financeiro, se uma operação em Manaus é interessante para todos os envolvidos?”, disse o executivo.

A ZFM é vista como uma oportunidade para ampliar a presença da empresa no mercado local e suprir demandas de grandes fabricantes já instalados na região. Apesar dos desafios logísticos mencionados, Maciel destacou a disposição da empresa em trabalhar em parceria com a Suframa e outros stakeholders para viabilizar o projeto.

Atratividade da ZFM
Durante o encontro, Bosco Saraiva ressaltou a importância estratégica da ZFM, segundo maior pólo produtor de condicionadores de ar do mundo, atrás apenas da China. Ele garantiu o apoio técnico da autarquia nos estudos de previsões e demonstrou otimismo em relação à conclusão favorável do projeto.

“Este é um segmento de grande competitividade no mercado global. Esperamos que o avanço dos estudos da Tecumseh leve a novos investimentos e à geração de empregos em nossa região”, afirmou o superintendente.

A iniciativa da Tecumseh reforça o papel da ZFM como plataforma de inovação e competitividade industrial, atraindo novas empresas e fortalecendo sua posição no mercado global de refrigeração e climatização.

Fotos: Suframa/Divulgação