Equipamento da Embraco que possui tecnologia Bivolt

Parceria entre Embraco e Fricon estabelece um novo patamar em eficiência energética

Dos dias 16 a 20 de fevereiro, na EuroShop (Dusseldorf, Alemanha), a maior feira de retail do mundo, as soluções Embraco serão o coração da nova linha de aplicações para refrigeração comercial da Fricon.

Publicidade

Por meio dessa parceria foi possível criar produtos que reduzem em até 55% o consumo energético quando comparados com sistemas similares. A Embraco, agora parte da Nidec Global Appliance, é uma das maiores especialistas em refrigeração do mundo, e forneceu à Fricon, indústria para refrigeração de alimentos e bebidas, soluções inovadoras com as tecnologias inverter (velocidade variável) e bivolt.

As aplicações, codesenvolvidas com a Fricon, incluem um freezer horizontal, para produtos congelados, e um display vertical para refrigeração de cervejas e energéticos. As soluções usam o compressor FMF, que apresenta os benefícios do inverter e da tecnologia bivolt e os combina com o refrigerante natural R290 (propano), fazendo com que ele seja não apenas sustentável, mas também o compressor comercial mais eficiente do mercado.

Segundo a empresa, a tecnologia Bivolt permite que o compressor trabalhe com uma maior amplitude de tensão, o dobro de um modelo convencional, o que significa que esses produtos podem ser usados praticamente em qualquer lugar do mundo sem a necessidade de adaptações. Tal tecnologia também garante que a aplicação seguirá funcionando mesmo com picos de tensão e linhas de energia instáveis.

Em paralelo, a tecnologia inverter (velocidade variável) faz com que o compressor controle sua velocidade de funcionamento: reduz quando a temperatura ideal é alcançada e aumenta quando há necessidade de mais frio. Ela apresenta um melhor controle de temperatura, menor ruído, e aumento da eficiência energética, reduzindo em até 40% o consumo em comparação com o compressor de velocidade fixa tradicional. Isso porque compressores convencionais desligam quando a temperatura ideal é atingida e ligam novamente quando é necessário mais frio – o que requer alta quantidade de energia.

O uso do refrigerante natural R290 também ajuda na redução do consumo, trazendo outros 15% de economia e fazendo a redução total atingir até 55%. Ele traz ainda ganhos expressivos à sustentabilidade da aplicação, uma vez que o R290 não prejudica a camada de ozônio e tem um valor muito baixo de GWP (potencial de aquecimento global).