APAS Next 2022 expõe desafios e oportunidades sobre futuro do varejo

Melhorar a experiência do shopper (comprador) com um olhar para o futuro do varejo tem sido a prioridade de empresários supermercadistas. Os executivos compartilharam inovações tecnológicas durante o principal evento do setor, o APAS NEXT 2022.

Publicidade

O evento trouxe o conceito “Agorismo: O Futuro é Agora!”, promoveu palestras sobre o comportamento do consumidor e apresentou as principais tendências do setor no cenário internacional para um público com mais de mil pessoas. Ao todo, 30 estandes de diferentes áreas do varejo mostraram serviços de alta performance como carrinho digital para compras, cartazeamento 4.0, precificação inteligente e ferramentas de automação atrelada à inteligência artificial para uma nova realidade de compras on-line ou presencial.

A cadeia de supermercados no Brasil conta com 91.351 lojas e tem sido o segmento que mais emprega no país. O setor obteve faturamento de R$ 554 bilhões somente em 2020 quando o mundo vivia o auge da pandemia da Covid-19. Os dados são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que ressalta que o valor representa 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Entretanto, ainda são muitos os desafios a serem superados nesse mercado. A principal deficiência é a forma como o varejista se comunica: preços e promoções ultrapassadas. O cliente da pós-pandemia está mais exigente e carece de autonomia para tomar a decisão de compra. Como estratégia para resolver esse problema, os representantes da área querem tornar o ambiente da loja mais agradável para estimular o potencial de compra do consumidor.