Norma da ASHRAE reduz o risco de transmissão de doenças em edifícios

A ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers) reforçou no último sábado (24/06) uma nova norma com o objetivo de combater o risco de transmissão de doenças em ambientes internos, promovendo assim espaços mais seguros tanto em edifícios novos quanto existentes.

Publicidade

Denominada ASHRAE Standard 241, Control of Infectious Aerosols, essa norma estabelece requisitos mínimos para o projeto, instalação, operação e manutenção de sistemas de ar condicionado, garantindo o risco de transmissão de doenças pelo ar.

Um dos requisitos destacados é a taxa de fluxo de ar limpo equivalente, que oferece flexibilidade aos usuários para escolherem a melhor combinação de tecnologias, levando em consideração redução e metas de eficiência energética, como o uso de ar externo, filtrado do ar interno e /ou autorizado do ar com tecnologias como a luz ultravioleta germicida.

Outro requisito importante refere-se ao uso de tecnologias de filtragem e limpeza do ar, com testes de desempenho para garantir que a operação dos equipamentos não prejudique a qualidade do ar interior (QAI). O objetivo é mitigar de forma segura, eficiente e com custo-efetivo a presença de patógenos no ar, sem criar novas formas de contaminação, proporcionando fluxos de ar equivalentes aos do ar externo.

Além disso, a norma estabelece requisitos relacionados ao planejamento e à comissionamento, permitindo a criação de um plano de preparação do edifício e experiência do desempenho dos sistemas instalados.

Esses requisitos da Norma 241 podem ser aplicados ou reforçados durante a gestão de risco de infeção, como em situações de alta transmissão de doenças identificadas pelas autoridades competentes, ou quando um operador decide adotá-los, por exemplo, durante uma temporada de gripe.

O principal objetivo é reduzir o risco de transmissão de doenças causadas pela exposição a aerossóis infecciosos, como o vírus SARS-COV-2 e influenza, tanto em edifícios novos, existentes e em renovações profundas. A ASHRAE acredita que essa norma resultará em vários benefícios para os ocupantes, promovendo ambientes mais saudáveis.

A Norma 241 foi aprovada para publicação pela ASHRAE e já está disponível para pré-venda na ASHRAE Bookstore. O compromisso responsável pelo desenvolvimento da norma continua trabalhando em melhorias, adicionando novos requisitos, fornecendo esclarecimentos e desenvolvendo ferramentas para auxiliar o uso público da norma.