Nas Asas da Consciência

Queremos transformar o evento na nossa primeira feira verde, com inovações nas áreas da qualidade de vida, eliminação dos CFCs e recolhimento de gases, dentre outras iniciativas”, disse o diretor de Feiras da Alcântara Machado, Evaristo Nascimento, ao inaugurar o evento.

Um claro exemplo desse enfoque pôde ser visto no estande da EDC, empresa paulistana com 30 anos no mercado, cujo principal destaque foi uma nova linha de válvulas solenóides que, segundo seu diretor Executivo, Avelino Marques Costa, consome menos energia. “Estamos sempre em desenvolvimento e no próximo ano lançaremos produtos complementares, os projetos já começaram”, assegurou.

Outra empresa que investiu nesse campo foi a Embraco. Além de trazer todo o seu portifólio à base de refrigerantes alternativos, como o CO2 e o propano, a líder no ramo de compressores herméticos disponibilizou em seu estande um equipamento de medição de consumo de energia. “Com ele, as pessoas podem sentir na pele os benefícios que os nossos compressores trazem em matéria de economia, sendo resultado de um movimento cada vez mais intenso na direção de produtos ecologicamente corretos, consciência que pôde ser vista na feira, com os expositores apresentando cada vez mais soluções ecológicas”, acentuou o gerente de Marketing, Erivan Piazera.

O profissional acredita que isso decorra de uma maior profissionalização no setor. “Em edições anteriores tinha um público menos técnico, mas nessa a gente vê pessoas com interesse bem específico, querendo saber mais sobre o funcionamento dos produtos”, constatou. Disposta a interagir com o Ibama para a eliminação definitiva dos CFCs e HCFs, a Frigelar, por exemplo, apostou em um conceito diferenciado para mostrar seus produtos.

Além de dispor, ao longo do estande, suas bombas de vácuo trazidas da China, esse forte nome do comércio aproveitou para cadastrar os profissionais interessados em trabalhar com opções mais ecológicas de fluidos. “Estamos enfatizando a regeneração de gases, a importância do recolhimento dos fluidos e o destino do regenerado. Acho que é uma contribuição que a gente pode dar”, concluiu Alexandre Fiss, sócio-diretor da empresa.

A Hitachi e a LG também deram exemplos de sistemas mais amigáveis ao meio ambiente. Com essa finalidade, investiram no conceito do compressor inverter para oferecer a seus clientes uma solução eficiente, capaz de economizar até 70% em energia elétrica, comparativamente aos equipamentos convencionais.

“Praticamente o mundo inteiro vem mudando suas aplicações para compressores do tipo Inverter. Na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos todos estão trabalhando com esse sistema”, considerou o gerente de Planejamento e Marketing da Hitachi, Daiki Tsukahara.

“Além dos compressores, trouxemos uma solução em sistema de filtragem de ar, porque o consumidor tem a preocupação de unir esse recurso ao condicionador do ambiente”, complementa Demis Sanches. O gerente de Produto da LG destacou ainda que para essa Febrava o foco da companhia esteve mais voltado ao mercado corporativo, devido ao lançamento de sua unidade condensadora mais compacta,denominada Multi V Space.

Outra atração no seu estande, principalmente para as mulheres, segundo Demis, foi a geladeira decorada com cristais Swarovski. O produto é importado da China e ainda não tem preço sugerido para o mercado brasileiro.

Ao lançar seu ar condicionado a gás natural de 6 a 20 TRs, indicado para ambientes como escritórios, edifícios e hospitais, a Sanyo revelou, em sua primeira Febrava, a nítida preocupação
com o aspecto ambiental. “Trabalhando com expansão direta a ar, água, ou os dois simultaneamente, o produto não agride a camada de ozônio”, disse a gerente do departamento
Comercial de Ar Condicionado, Lena Guimarães Vieira.

Igualmente antenada com um dos enfoques dominantes da décima quinta edição da Feira, o presidente da Invensys, Luis Silveira dos Santos, afirma que todos os processos de exportação de sua empresa já estão adequados à normativa Rohs, uma das mais importantes certificações na área. “A nossa penetração global nos dá algumas vantagens competitivas, no sentido de ter uma rápida atuação local e, ao mesmo tempo, uma sincronia global com o que está acontecendo nas diversas partes do mundo”, afirmou.