Midea amplia para América Latina e Caribe

A multinacional Midea vai investir US$ 30 milhões na expansão de seus negócios para América Latina e Central, oferecendo produtos customizados para cada país. O Head Quarter da operação será em Miami.

Publicidade

A empresa com receita superior a US$ 24 bilhões, mais de 20 fábricas e 124 mil funcionários no mundo, pretende atingir uma área fundamental para sua estratégia global de expansão, o da América Latina e Caribe, que apenas em 2016 teve um volume de 12 milhões de unidades vendidas, com faturamento médio de US$ 3,1 milhões.

Atualmente, a Midea está presente na região no Brasil, Argentina e Chile, por meio da joint-venture com a americana Carrier. “Nosso objetivo é reforçar ainda mais a marca globalmente, posicionando produtos com tecnologia de ponta e qualidade. Vamos trazer para este mercado nossa expertise já presente em 150 países”, afirma João Claudio Guetter, CEO da Midea LATAM.

“A estratégia será introduzir os produtos gradativamente neste novo mercado com um cronograma de lançamentos. Para conquistar os consumidores locais, vamos desenvolver uma linha de produtos diferenciada, que terá as características de cada país onde serão ofertados, com design que agrade o consumidor e características singulares a cada local”.

A partir de março os produtos já serão distribuídos nos países como Bolívia e Honduras, seguidos por Trinidad Tobago, Nicarágua, Guatemala, Suriname, Colômbia, Porto Rico, El Salvador, Jamaica, República Dominicana, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, além de outras ilhas do Caribe. Em alguns destes lugares já há distribuidores locais que vendem itens Midea. Agora, os produtos serão fabricados sob demanda para cada país, seguindo as legislações locais referentes às certificações e outras especificidades regionais.

A sede da nova operação foi escolhida por três motivos: localização geográfica, facilidade de encontrar profissionais bilíngues (inglês e espanhol) e a proximidade com clientes que possuem escritórios na cidade, já que compram diretamente dos exportadores instalados em Miami. A facilidade de logística para distribuição dos produtos é maior e o custo é reduzido, o que beneficia o consumidor final. “É a cidade onde clientes da região do Caribe instalaram escritórios para compra de produtos importados”, informa Guetter.

A Midea trará produtos inovadores das principais categorias. Condicionadores de ar residenciais e comerciais; linha de tratamento de ar como aquecedores, climatizadores, ventiladores e umidificadores; aquecedores de água; linha completa de cozinha; refrigeração; pequenos eletrodomésticos; aspiradores de pó e linha de lavanderia.

Houve forte investimento em pesquisa e desenvolvimento de produtos para estes novos mercados, com imersão dos especialistas em tecnologia da empresa para conhecer os hábitos de consumo de cada país. Os produtos serão trazidos das fábricas da China e do Brasil.