IBBL agora é Culligan Latam

Brasil faz parte do plano de expansão global da marca, já presente em 90 países

Como parte do plano global de expansão da marca, a empresa norte-americana Culligan International incorporou a brasileira IBBL, que passa agora a chamar-se Culligan Latam.  A proposta da Culligan é trazer ao Brasil soluções inovadoras e sustentáveis, expandindo o portfólio atual da empresa que agora integra.

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Para a incorporação, equipes de transição trabalharam em conjunto e projetos já foram viabilizados durante o período – a Culligan conta com expertise de 33 incorporações realizadas nos últimos anos, além de fazer parte de um dos maiores e mais experientes fundos de investimento do mundo, o Advent International, responsável pela gestão econômica de marcas como Dufry, Kroton, Viena, Easynvest, Quero Quero e Estácio.

A expectativa é, ainda este ano, realizar alterações na infraestrutura da fábrica, localizada em Itu, além da ampliação de portfólio e implementação de novas políticas de sustentabilidade. Até o momento, quase 100 novos postos de trabalho já foram criados, uma vez que a sede brasileira será responsável pelo atendimento a toda a América Latina.

“Estamos em um momento muito importante, com reposicionamento da marca IBBL no Brasil. Celebramos a chegada da Culligan, pois permitirá trazermos as mais avançadas tecnologias e todo know-how de 85 anos da marca, para aplicá-las e adaptá-las para novos produtos no mercado brasileiro”, avalia Sidney Del Gaudio, presidente da Culligan Latam.

Vale lembrar que a marca IBBL continuará presente no portfólio de purificadores de água, bebedouros, refis e máquinas especiais, preservando a tradição e reconhecimento de mercado dos 34 anos de sua atuação no Brasil. Em sua atuação global, a Culligan tem 35 marcas sob sua chancela.

No entanto, a facilidade com que uma empresa de porte multinacional tem acesso às tecnologias de diferentes pontos globais será um destaque para a expansão do portfólio. “Estamos estudando intensamente as necessidades do consumidor brasileiro, para que possamos trazer ao Brasil a curto e médio prazos as mais avançadas tecnologias em tratamento de água que já disponibilizamos em outros países. É um fator que encabeça nossas propostas”, completa Del Gaudio.

Após um 2020 bastante atípico para todos os setores, o executivo prevê ainda alguns desafios para 2021. “Considerando o impacto que a economia sofreu no ano anterior, 2021 será um período de reconstrução e readaptação. A escassez de matérias-primas, por exemplo, é um fator que merece atenção”, avalia.

Ele explica, no entanto, que as perspectivas são positivas. “O mercado de purificadores, especificamente, teve um bom último quarto de ano em 2020. Quando comparado a 2019, houve um crescimento de 31% no volume de vendas e 16% em faturamento. Por isso, a expectativa é que, mesmo em meio a períodos de economia turbulenta, com todos os investimentos e novidades, a Culligan Latam avance para além dos espaços já consolidados pela IBBL no Brasil. “Acreditamos que um portfólio mais robusto viabilize esse crescimento dentro do nosso mercado, auxiliado pelos novos canais de atuação que pretendemos abrir, como o ingresso nos marketplaces, que já vem ocorrendo”.

Para dar conta da demanda extra, melhorias fabris já estão em andamento. No final de 2020, atualização da linha de produção conferiu agilidade à fabricação dos 14 mil produtos mensais. “O objetivo traçado e alcançado era garantir a mesma performance na qualidade de produção, mas em menos tempo; isso já foi feito e é parte fundamental da expansão do volume produzido”, complementa.

Para 2021, está prevista ampliação da planta e construção de um novo prédio logístico, também em Itu, SP, para atender às demandas do e-commerce, que deve crescer.

Todo esse crescimento será acompanhando por ações voltadas para responsabilidade socioambiental, orientadas pela matriz com os seguintes temas prioritários: acesso à água potável; foco na água segura e consciência de saúde; foco no uso responsável de plásticos; economia de energia e minimização da pegada de carbono; promover diversidade e inclusão; conduta de negócios responsável.