Frascold expande laboratório de testes para os compressores a R290 e CO2
O ar condicionado e a refrigeração são chamados a desempenhar um papel fundamental na luta contra as alterações climáticas: com o aumento das temperaturas e da população, o número de sistemas HVAC&R está, de fato, destinado a crescer exponencialmente. Em particular, a procura de soluções para o ar condicionado nos setores público e residencial irá aumentar, como testemunham estudos recentes segundo os quais o volume do mercado HVAC atingirá 151 milhões de unidades até 2024.
“Com o objetivo de reduzir a emissão de carbono de todo o setor económico e responder aos restritivos regulamentos europeus e mundiais, que impõem uma redução drástica dos HFCs, os atores do setor estão a potenciar o desenvolvimento de sistemas que utilizam fluidos refrigerantes de baixo PAG”, declara Marco Perri, Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento e Apoio Técnico da Frascold – protagonista principal no desenvolvimento, produção e comercialização de compressores semi-herméticos para o serviço da indústria da refrigeração e do ar condicionado – que continua.
“A Frascold está entre os promotores desta mudança e, nesse sentido, investe em P&D e no seu laboratório, a fim de lançar novas gerações de compressores e testar os existentes, com fluidos refrigerantes alternativos, naturais ou HFOs, capazes de satisfazer a procura de soluções sustentáveis, seguras e performantes.”
UM LABORATÓRIO ENTRE OS MAIS AVANÇADOS NO SEU GÊNERO
O plano estratégico de investimento prevê novas bancadas de teste no interior do laboratório de última geração localizado no local de produção na província de Milão. Em particular, foi instalada uma bancada de teste para propano, renovado o calorímetro e o sistema de resistência a CO2. Sistemas que se acrescentam às numerosas bancadas de ensaio já existentes e que, em conjunto, tornam a sala de ensaios um verdadeiro centro de excelência. Graças à perícia da equipe de técnicos altamente qualificados da Frascold, são garantidas a máxima qualidade e fiabilidade, seja no que diz respeito à verificação dos produtos já existentes como para as novas famílias.
RESISTÊNCIA/CALORÍMETRO PARA PROPANO, SOB A INSÍGNIA DA SEGURANÇA
A principal novidade da sala de ensaios é a resistência/calorímetro para compressores de propano, que permite testar diferentes parâmetros de desempenho e verificar a eficácia e eficiência de novos componentes prototipados. Um sistema sob a insígnia da segurança do pessoal, graças às numerosas medidas adotadas, tais como, por exemplo, o posicionamento no exterior do edifício e a utilização apenas de componentes ATEX. Outra vantagem é a possibilidade de testar, com um único sistema, uma gama muito ampla de tamanhos de compressores semi-herméticos, de 30 a 300 m3/h, aos quais correspondem capacidades frigoríficas até 300 kW, bem como elementos adicionais, tais como o regulador e o de fluxostato destinados aos compressores ATEX.
BANCADA DE TESTE PARA CO2: VERIFICAÇÕES DE DESEMPENHO DE ALTO NÍVEL
Também é digno de nota o calorímetro para realizar ensaios de performance dos compressores a CO2, em conformidade com as duas normas de referência: a UNI EN 12900:2013, que especifica as condições de ensaio, as tolerâncias e o método de apresentação dos dados, e a UNI EN 13771-1:2017, que aborda em detalhe a metodologia com que os testes de desempenho devem ser conduzidos nos compressores em termos de capacidade frigorífica, potência absorvida, capacidade mássica de fluido refrigerante, rendimento isentrópico e eficiência.
Por fim, a Frascold melhorou o seu sistema de resistência para CO2, para realizar provas de vida e durabilidade dos compressores sob tensão, para replicar as condições reais de funcionamento no campo e assim assegurar a máxima fiabilidade de toda a gama de compressores transcríticos.
Marco Perri conclui: “A Frascold concentra-se na inovação contínua como alavanca estratégica para crescer e permanecer competitiva no cenário global, contribuindo para um sistema Econômico mais sustentável. Uma evolução alimentada, por um lado, por importantes colaborações com Universidades de prestígio, destinadas a promover a disseminação e o intercâmbio de conhecimentos e, por outro lado, pela atenção dada às temáticas de Pesquisa e Desenvolvimento. Nesse sentido, investir hoje no nosso laboratório de Teste e P&D significa garantir aos Clientes as melhores tecnologias para o amanhã. A Frascold já está, de fato, pronta para colaborar com os OEM (Fabricantes Originais de Equipamentos) e os Utilizadores Finais no explorar das tendências que guiarão o futuro, tais como a utilização do CO2 transcrítico também no âmbito industrial e do propano para aplicações em bombas de calor. O recente investimento é uma clara confirmação do nosso compromisso em transformar cada solução num verdadeiro valor acrescentado, a favor da fiabilidade, segurança e redução dos consumos.”