CRT 01 realiza primeira fiscalização de PMOC em serviços para câmara frigorífica

Processo se deu em torno do projeto de montagem e de execução de obras de instalação de equipamentos em fábrica de sorvetes | Foto: Divulgação

Publicidade

O Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT 01) realizou, em 8 de julho, na cidade goiana de Trindade, uma das primeiras fiscalizações, em nível nacional, relacionada ao Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de um sistema de refrigeração.

O processo se deu em torno do projeto de montagem e de execução de obras de instalação de duas câmaras frigoríficas na indústria Floco Mel Sorvetes, sendo uma de 12.200 quilocalorias/hora e outra de 7.000 quilocalorias/hora, as quais são voltadas à conservação de sorvetes, picolés e açaí.

A câmara maior tem dimensões de 11 metros de comprimento, 4 de largura e 3,30 de altura, e tem capacidade de armazenamento de 20 toneladas de sorvete. Com 9 metros de comprimento e as mesmas medidas de largura e altura, a câmera menor pode acondicionar até 16 toneladas de produtos.

Realizado de 29 de junho a 10 de julho, o serviço foi assinado pelo técnico em eletromecânica Macson Borges Ferraz, proprietário da MF Soluções Térmicas, sediada em Belo Horizonte (MG).

A fiscalização do CRT 01 foi feita pelos colaboradores Thiberio Jardim de Oliveira e Arisvaldo Félix de Jesus, que analisaram documentos sobre a obra, avaliaram o ambiente de trabalho e acompanharam a conclusão dos serviços.

Ao término da visita, os fiscais afixaram uma placa de indicação de responsabilidade técnica para a obra, a qual está em conformidade com as Resoluções CFT 61, 70 e 95.

Os fiscais atestaram que a qualidade do nosso projeto e da execução serviria como exemplo a ser demonstrado e seguido por empresas e profissionais do HVAC-R em qualquer parte do Brasil”, afirma Macson.

Sediado em Brasília (DF), o CRT 01 é responsável por fiscalizar obras e serviços técnicos nos estados do Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia, Tocantins.