Chiller com Propano da Mayekawa garante selo GBC

Muito se propaga sobre a necessidade de produzir Sistemas de Ar Condicionado com características sustentáveis, mantendo a performance de excelência. Entre difundir o conceito e realizar a tarefa pode haver um espaço a ser percorrido para alcançar este equilíbrio.

Publicidade

É o caso do chiller com condensação a ar e tecnologia microcanal, utilizado para compor o sistema de climatização instalado em um prédio comercial na cidade de São Paulo (SP). Neste caso, o chiller com tecnologia microcanal se destaca pela utilização do fluido refrigerante R-290 (Propano), que por ser um refrigerante natural possui zero potencial de deterioração da camada de ozônio e baixo potencial de aquecimento global (ODP= 0 e GWP=3). Além de ser altamente eficiente, é um dos refrigerantes mais ecológicos se comparado aos outros fluidos sintéticos comumente utilizados no mercado, como por exemplo, o R-134a que possui GWP=1430.

Construído para necessidade climática de 350 TR,  esta unidade que possui 10 metros de comprimento é a maior construída até o momento. Fabricado com componentes à prova de explosão, como motores, válvulas, sensores e demais componentes elétricos específicos para propano, incluí sistema eletrônico de segurança para este gás, que funciona com sensores para detecção de vazamento, uma vez que o propano é incolor, inflamável e não tóxico. Também, funciona com compressor do tipo parafuso semi-hermético ATEX, que tem por características eficiência, robustez e durabilidade -, podendo ser utilizado em inúmeras áreas de aplicação, inclusive em áreas de riscos de explosão. Além de ventiladores inverter que, permitem controle em sua rotação, colaborando na economia da energia elétrica, reforçada pelo inversor de frequência.

Segundo a empresa, de simples instalação e fácil operação e manutenção, o chiller se destaca também pela tecnologia do condensador Microcanal: todo fabricado em alumínio, resultando em dimensões mais compactas e na diminuição do peso final do equipamento e, por sua vez, conferindo maior eficiência em relação a outros tipos condensadores.

Em função do formato dos tubos de microcanal e seus efeitos no fluxo de ar, estes trocadores oferecem menor ruído nos sistemas e, consequentemente, maior conforto aos usuários ou pessoas próximas de equipamentos que utilizam esses componentes. A filtragem do ar de condensação ocorre através de telas laterais, removíveis e laváveis, reduzindo as paradas para tratamento químico e limpeza dos trocadores.

Embora este chiller tenha sido projetado para aplicação comercial ele conta com engenharia industrial e tem aplicação diversificada, atendendo diferenciados processos, como Sistemas de Climatização; Indústrias de Alimentos, Bebidas, Farmacêutica, Laticínios, Plástico entre outras; e também o segmento Médico- Hospitalar.