Fabricantes investem em capacitação e credenciamento de instaladores

Os investimentos em capacitação profissional, visando a ampliação das redes de instaladores credenciados, são cada vez mais relevantes para a manutenção da competitividade da indústria brasileira de climatização.

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Segundo os principais players do segmento, o baixo índice de qualificação dessa mão de obra sobrecarrega a área de atendimento pós-vendas e afeta diretamente a imagem do setor como um todo.

Graziela Yang, gerente de ar condicionado comercial leve da LG, resume bem por que é importante investir no treinamento de parceiros: “Gastamos milhões de dólares no desenvolvimento de condicionadores de ar com qualidade, elevado desempenho, e a instalação malfeita pode prejudicar diretamente sua performance ou até mesmo resultar em danos prematuros ao produto, gerando grande insatisfação por parte do consumidor final.”

Instalação elétrica incorreta, fixação de condensadoras em locais confinados, distância mínima entre unidades interna e externa inadequada e serviços feitos sem a evacuação do circuito frigorífico são alguns dos erros mais comuns que os profissionais sem a devida qualificação costumam cometer em campo, além do uso de ferramentas e insumos de baixa qualidade, como fluidos refrigerantes sem garantia de origem.

Por sinal, utilizar substâncias de procedência desconhecida pode impactar a eficiência do equipamento e, principalmente, trazer sérios riscos à segurança dos profissionais e ocupantes de ambientes climatizados, alertam os fabricantes de ares-condicionados.

O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) – como capacete, luva, óculos de proteção e protetor auricular, entre outros, dependendo do local da instalação – é outra boa prática totalmente ignorada por “penduradores” que se aventuram nessa indústria.

Vantagens da capacitação 

Estudos feitos pela Trane mostram que mais de 90% do custo durante o ciclo de vida de um condicionador de ar é composto por consumo de energia elétrica e manutenção.

“Quando profissionais com baixa qualificação realizam serviços de instalação e manutenção, o cliente será muito impactado justamente em relação aos fatores que concentram os maiores custos. Por isso, estamos muito focados em trazer conhecimento e treinamento para esse mercado, a fim de valorizar ainda mais os profissionais do setor e entregar melhores resultados para os clientes”, diz o gerente regional de vendas da companhia, Rodrigo Dores.

Portanto, para garantir serviços de qualidade, os fabricantes geralmente exigem que os instaladores credenciados da marca tenham uma empresa aberta e regularizada, um certificado de capacitação técnica em climatização e passem por uma avaliação técnica, caso da Daikin.

“Temos um dos menores índices de retorno em garantia do mercado”, ressalta o gerente comercial da marca japonesa, Gilmar Oliveira, lembrando que a empresa “sempre preza muito pela capacitação dos técnicos, possuindo o maior centro de treinamento do Brasil”.

O gestor se refere à instalação localizada na Barra Funda, em São Paulo, onde o fabricante ministra cursos para capacitação técnica dos instaladores de toda sua linha. “Temos ainda um setor específico que presta apoio a todos profissionais envolvidos na venda, instalação e especificação dos nossos produtos e também o suporte na parte de credenciamento dos instaladores”, revela.

“Novas tecnologias já estão presentes nos equipamentos de ar condicionado, sendo assim, os consumidores estão à procura de equipamentos silenciosos e de alta eficiência. Isso está norteando o mercado de instalação a migrar para esse tipo de máquina, fazendo com que os instaladores, cada dia mais, estejam sempre se atualizando e se capacitando para atender a essa demanda”, acrescenta.

Confira, a seguir, os programas de qualificação e credenciamento oferecidos por alguns dos principais nomes do setor:

Elgin

Para participar de treinamentos ou solicitar seu credenciamento à Elgin, a empresa interessada precisa preencher um formulário no site do fabricante. Feito isso, a instaladora irá passar por um processo interno de avaliação, tanto do perfil da empresa, como de infraestrutura e região de abrangência de atendimento, dentre outros critérios.

“Basicamente, é exigido que o candidato seja do ramo de refrigeração ou climatização (refrigerista), tenha um CNPJ ativo e as ferramentas básicas para a instalação e manutenção dos equipamentos”, explica Marcelo José Pires, responsável pela supervisão de equipes técnicas direta (suporte técnico) e indireta da indústria brasileira.

Uma das grandes vantagens de ser um instalador credenciado da marca é ter seu nome divulgado no site da Elgin como assistência técnica autorizada, lembra o gestor. “Isso confere a essa empresa um vínculo de parceria com uma grande e tradicional marca. Adicionalmente, os credenciados recebem remuneração pelos serviços prestados em garantia e podem adquirir peças originais diretamente da fábrica”, ressalta.

“Os produtos Elgin instalados por essa empresa credenciada terão uma garantia total de três anos. As peças e serviços serão totalmente gratuitos nesse período e o consumidor terá o conforto de usufruir desses três anos de garantia total. A empresa credenciada também terá todo respaldo da equipe de pós-venda, como suporte aos seus técnicos e suporte administrativo à equipe da credenciada”, explica.

Treinamento de instaladores promovido pela Elgin

“Hoje, ar-condicionado é um sinônimo de conforto e necessidade. Em razão do nosso País ter um clima tropical, os consumidores adotaram o ar-condicionado como uma necessidade, desde refrigerar o ambiente quanto aquecê-lo nos dias e locais mais frios”, prossegue Pires, observando que, devido a esse fato, há muita procura por esse produto.

“Muitos instaladores viram seus volumes de vendas aumentarem, mais instalações, manutenções pontuais e novos contratos de manutenção preventiva. Com isso, os profissionais do ramo estão cada vez mais tendo que se adaptar ao aumento da demanda dos serviços, adquirir mais conhecimentos, aperfeiçoar a sua carreira, ampliar a divulgação da sua empresa e se estabelecer em local estratégico. É essencial ser um bom profissional e com boa formação, pois, devido ao crescimento desse segmento, a competição está cada vez mais acirrada e esses tipos de adaptações são alguns dos diferencias na disputa pelo seu espaço no mercado”, diz Pires, ao salientar que “a Elgin também possui uma programação anual de treinamento técnico aos profissionais dessas empresas credenciadas, para a melhoria de aperfeiçoamento de suas capacitações técnicas”.

Fujitsu

Assim como a maioria dos fabricantes, a Fujitsu só credencia pessoa jurídica. “Nosso sistema de credenciamento para se tornar uma assistência técnica autorizada para instalação e manutenção de ar-condicionado está ativo o ano todo”, informa Leandro Medeiros, coordenador técnico da empresa no País.

Para se tornar uma assistência técnica autorizada da marca japonesa, é necessário enviar a documentação da instaladora, fotos da empresa e ferramentas e preencher um formulário fornecido pela Fujitsu que será analisado pelo departamento técnico do fabricante.

Refrigeristas em treinamento na Fujitsu, em SP

“Os benefícios de ser assistência técnica credenciada à Fujitsu é que nossos parceiros terão acesso ao treinamento avançado, além de acesso ao treinamento básico quando desejarem. Também podem adquirir peças com desconto. É disponibilizado acesso ao sistema para consulta de vista expandida dos equipamentos, esquema elétricos, boletins técnicos e todos os manuais do equipamento e consulta rápida do preço de peças. A empresa é divulgada em nosso site e ela receberá material de divulgação em sua loja”, ressalta.

O benefício para o consumidor final é receber a garantia contratual do fabricante, de dois anos para peças e componentes e cinco anos para o compressor. “Caso o consumidor instale o equipamento com uma empresa que não seja autorizada Fujitsu, terá apenas a garantia legal do equipamento (90 dias)”, lembra.

Segundo o gerente de engenharia da Fujitsu do Brasil, Takao Matsumura, a companhia treina cerca de cinco mil técnicos por ano. “Já são cerca de 40 mil técnicos qualificados”, revela.

“Além disso, temos parceria com o Senai Ipiranga e a ETP. Para ter acesso sobre datas de treinamentos e realizar inscrição com exclusividade, é necessário ser credenciado”, acrescenta.

Gree

A indústria chinesa é outra gigante do setor que possui um sistema de credenciamento de instaladores ativo no País. “E temos uma novidade para o mercado. Em breve, lançaremos o Gree Capacita, uma plataforma de capacitação aos técnicos instaladores, além de treinamentos presenciais”, informa o diretor comercial da subsidiária brasileira, Alex Chen.

Para análise de credenciamento, os interessados devem enviar à Gree toda a documentação da empresa, com fotos da oficina e cópias de certificados de cursos de climatização feitos por sua equipe. “Por liberalidade, a Gree garante contratualmente seis anos no compressor e um ano nas peças, caso o equipamento seja instalado com um de nossos credenciados”, diz.

Entre as vantagens de ser um credenciado da Gree, estão a tabela de preços de serviços em garantia diferenciada, pagamento por km percorrido nos atendimentos acima de 10 km, compras de peças diretamente de fábrica com valores abaixo do mercado, treinamentos referentes aos produtos definidos conforme necessidade da região e suporte técnico através de telefone 0800 em horário comercial.

Johnson Controls-Hitachi

A joint-venture formada por essas duas marcas possui no Brasil o programa de relacionamento Clube + JCH, “com o objetivo de incentivar parcerias sólidas e produtivas com os melhores instaladores de ar-condicionado do mercado e que estejam alinhados com a nossa estratégia de oferecer soluções diferenciadas aos nossos clientes finais”, conforme ressalta Daniella Rocha, especialista em experiência do cliente da empresa.

“Para participar do programa, o instalador precisar ser credenciado e atender três critérios: 1. Compras e instalações no período; 2. Capacitação Técnica; 3. Parceria. A validade do programa é anual e conta com quatro categorias – Silver, Gold, Platinum e Diamond, conforme o valor de compra e instalação a empresa vai subindo de categoria. Os benefícios podem variar, como descontos em treinamento ou em compra de peças, destaque em uma página exclusiva do Clube +JCH e garantia estendida para o cliente final”, explica.

“Para ser credenciada, a empresa deve ter técnicos treinados nos últimos três anos pela Johnson Controls-Hitachi nas linhas de equipamento que deseja credenciar. Vale ressaltar que o credenciamento é por linha de produto e os benefícios profissionais mais qualificados no mercado, que atendam e entendam a necessidade do cliente final, diminuindo problemas de garantia e instalação”, detalha.

Segundo a gestora, o mercado de climatização “tem um ciclo muito interessante, que começa no projetista, vai para o fabricante e, por fim, o instalador”. “Quando esses canais e indústrias trabalham em harmonia, com o objetivo de levar solução para os clientes finais, todos saem ganhando”, arremata.

LG

A indústria coreana possui algumas categorias de credenciamento de acordo com cada linha de produto, e existe uma grande demanda de instaladores querendo ser autorizados da LG, mas para isso faz necessário seguir algumas regras relacionadas ao canal de atendimento.

“Temos os credenciados da linha branca, que atendem também os condicionadores de ar das linhas residencial e comercial leve; temos os instaladores do programa VIP, que são autorizados a atenderem a linha comercial leve e a residencial, sendo expandido para atender a linha de produtos Multi V S; temos as empresas credenciadas para a linha comercial pesada autorizadas a instalarem sistema VRF Multi V; e as empresas do programa MVP ,que são credenciadas e autorizadas a atenderem a linha comercial pesada como Multi V, GHP e chiller, podendo também realizar o start-up dos produtos da linha Multi V”, detalha a gerente de ar condicionado comercial leve da companhia no Brasil, Graziela Yang.

“Para a LG, é mandatório que os instaladores realizem os cursos que disponibilizamos em nossas academias, a fim de conhecer os produtos e a tecnologia da marca para ter a capacitação necessária ao levar o nome da empresa com ele”, diz.

Instaladores em treinamento na Academia do Clima, centro de capacitação profissional da LG

“Para o consumidor final, a maior vantagem é adquirir um produto com a qualidade LG e ter segurança de uma instalação padrão LG com as boas práticas do mercado garantindo um melhor desempenho ao produto e sua garantia”, acrescenta.

Atualmente, a LG conta com dois centros de treinamento no Brasil e, “em breve, estaremos anunciando o mais novo investimento para promover um nível ainda mais diferenciado em treinamento no mercado”.

“Temos hoje uma academia na matriz da LG em São Paulo e outra em Porto Alegre. Estes espaços foram criados pela LG Electronics do Brasil para promover a capacitação de profissionais da área e oferecer o melhor serviço ao consumidor, através de treinamentos presenciais práticos e teóricos. Em função da atual situação provocada pela covid-19, a LG passou a oferecer, desde maio, treinamentos on-line”, informa.

Segundo Yang, são cinco treinamentos que cobrem questões sobre fundamentos do ar condicionado, instalação, manutenção corretiva e preventiva de equipamentos inverter, assim como apresentação de produtos da linha comercial.

“Os treinamentos são gratuitos e conduzidos por instrutores da academia”, diz. “Foi disponibilizada também uma biblioteca de vídeos, onde podem ser acessados materiais sobre produtos, tecnologia, lançamentos, instalação e manutenção. Periodicamente estamos atualizando o material. A biblioteca pode ser acessada pela internet e não requer inscrição prévia”, informa.

Com a necessidade do mercado em elevar o nível de qualificação profissional a LG vem criando também alguns programas de capacitação como, por exemplo, os programas MVP e o VIP, este em parceria com o Sebrae e o Senai.

“A maior vantagem para o instalador autorizado é o conhecimento que disponibilizamos sobre as boas práticas de instalação, sobre os produtos Inverter LG que serão instalados por eles e seguindo as boas práticas adquiridas e as orientações do manual de instalações a garantia do produto perante o consumidor final será mantida, além de poderem participar de algumas campanhas e benefícios exclusivos que são disponibilizados de acordo com o canal de atendimento”, salienta.

Midea Carrier

A joint-venture oferece um curso EAD 100% gratuito para a capacitação de refrigeristas. O curso é composto por cinco módulos e oferece aos alunos materiais exclusivos com metodologia simplificada, além disso, ao final de cada etapa o profissional recebe um certificado de conclusão.

“Para participar é muito simples. O conteúdo de capacitação está disponível num site e aplicativo exclusivos”, informa Carlos Eleutério, gerente de pós-vendas da empresa.

Segundo o gestor, para ter acesso ao conteúdo e poder participar no programa, o instalador deve realizar previamente um simples cadastro.

“As informações inseridas no cadastro serão analisadas pela área de pós-vendas e, se aprovadas, o refrigerista poderá ser um de nossos instaladores autorizados. A Midea Carrier trabalha com profissionais altamente qualificados, pois entendemos que qualidade, eficiência e segurança são primordiais para a empresa e seus consumidores”, diz.

Existem inúmeros benefícios em fazer parte do grupo de empresas credenciadas Midea Carrier, conforme ressalta Eleutério. “Alguns deles são poder oferecer a extensão da garantia fornecida pela empresa, além dos três meses legais, receber treinamentos exclusivos dedicados por família de produtos, ter um suporte técnico via call center e, o mais importante, poder levar a bandeira da empresa líder de mercado”, diz.

Samsung

O fabricante coreano conta com um programa especial de qualificação com cursos e materiais atualizados chamado Samsung Climatiza. O programa dispõe de um site exclusivo para os instaladores, que podem acessar guias, tutoriais, materiais técnicos para download e referências para códigos de erro.

“Há treinamentos fixos, que podem ser realizados a qualquer momento pela plataforma, e também cursos agendados. Para se inscrever no Samsung Climatiza, o profissional precisa apenas se cadastrar no site. No ano passado, além dos cursos online, também promovemos os chamados ‘Encontrões’ para treinar os instaladores e esperamos que em breve tenhamos a segurança necessária para retomar essas atividades coletivas e presenciais”, diz Daniel Fraianeli, gerente de produtos e sistemas de ar condicionado da Samsung no Brasil.

A chegada de novos produtos, com mais recursos e tecnologia mais avançada, exige uma capacitação ainda maior dos instaladores, avalia o gestor. “Os profissionais precisam estar habituados com os mais diversos modelos, como multi-split e os modelos Inverter, que devem ganhar ainda mais espaço entre os consumidores por sua eficiência energética”, justifica.

“Os produtos estão sendo aprimorados e passam a ter mais eletrônica embarcada e opções diferentes de benefícios, o que aumenta a necessidade de estar atualizado. O instalador precisa agir como um consultor do cliente, mostrando que domina o assunto e que pode fornecer as melhores dicas para que o consumidor veja um ótimo resultado ao final do trabalho”, completa.

Semp TCL

Segundo o gerente de produtos da categoria ar-condicionado da Semp TCL, Nikolas Corbacho a joint-venture possui umas das maiores redes de credenciados no Brasil, com mais de 1,3 mil empresas, “e está sempre atenta à agilidade e disponibilidade de qualificar e atualizar nossos parceiros de negócio e incluir novas empresas em nossa rede”.

Para solicitar o credenciamento, o técnico deve entrar em contato com o serviço de atendimento ao técnico da companhia, via telefone. “Para se tornar um credenciado, é exigida qualificação técnica, seja por cursos profissionalizantes disponíveis no mercado ou pela própria TCL, que também oferece esta capacitação”, explica.

“Conhecimento técnico e prático são fundamentais para assegurar uma instalação segura e eficiente do aparelho de ar condicionado. Dessa forma, a TCL investe continuamente em treinamento dos nossos credenciados para garantir a atualização sobre novas tecnologias e melhores práticas”, revela.

Semp TCL vai investir no aumento de sua base de instaladores no Brasil

“O nível de qualificação técnica no Brasil vem crescendo de forma muito positiva e robusta. Temos uma base qualificada hoje capaz de lidar com diversos tipos de equipamentos”, diz.

“A TCL, como um dos maiores fabricantes globais de eletrônicos, e sendo atualmente o terceiro maior exportador de ares-condicionados da China, passou a investir nessa categoria de produto no Brasil a partir de 2019, com fabricação local de aparelhos, e onde terá em breve uma ampliação para novas categorias, distribuição de canais vendas e aumento da base de Instaladores credenciados”, acrescenta.

Trane

Preocupada em prover informações e capacitação de qualidade para os profissionais do mercado de climatização, a companhia lançou neste ano o portal Trane Education Center, que disponibiliza treinamentos on-line e grátis para qualquer um que se cadastrar.

“Temos treinamentos técnicos e também sobre diversos temas de gestão para ajudar os instaladores a serem mais eficientes em suas empresas. Em julho lançamos neste portal um treinamento completo de instalação de splitão Trane OASIS, inclusive com prova e certificado no final. Esse curso se tornou pré-requisito para novos credenciados da linha splitão”, informa o gerente regional de vendas da empresa, Rodrigo Dores.

“Em 2018, criamos uma nova forma para instaladores solicitarem credenciamento de forma on-line através de um aplicativo, no qual o instalador preenche um formulário e nos envia documentos e fotos de suas instalações e ferramentas para comprovar a capacidade de atender nossos clientes”, diz.

Inicialmente, prossegue o gestor, o projeto começou com credenciamento para mini-split tipo high-wall, piso teto, cassete, embutido e multi-split. “Hoje, nós já podemos realizar credenciamento para mini-split e splitão de forma 100% on-line e continuaremos lançando diversas novidades nessa plataforma”, afirma.

“Nesse aplicativo, conseguimos acompanhar todas as chamadas de garantia de cada instalador e usamos esses dados para atender de forma mais rápida o cliente final e acompanhamos a qualidade de instalação de cada um dos credenciados. Dessa forma, podemos passar uma segurança para os clientes finais quando eles contratam um instalador credenciado Trane”, revela.