“Conectando Elas” impulsiona debate sobre participação feminina no HVAC-R

As mulheres que atuam no HVAC-R continuam gradualmente conquistando espaço no mercado de trabalho, conforme vem demonstrando a participação cada vez maior das profissionais em um setor historicamente masculino.

Publicidade

O mais recente episódio desse movimento se deu em 16 de outubro, quando o Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento do Ar do Estado do Rio de Janeiro (Sindratar-RJ) promoveu, pela primeira vez, um evento voltado para as mulheres que atuam no setor da refrigeração e climatização no Rio – o “Conectando Elas”.

Com forte repercussão nas redes sociais e entre as profissionais, o evento colocou em debate os desafios e as oportunidades de atuar no mercado do frio, além de funcionar como uma plataforma de networking. Assim, reuniu instaladoras, empresárias, técnicas e diretoras de empresas e de instituições do setor.

Para tanto, contou com palestras das técnicas refrigeristas Carmosinda Santos (coordenadora da página Elas no AVAC-R) e Rosângela Vieira e das empresárias Patrice Tosi (sócia-diretora da Indústrias Tosi), Zica Assis (fundadora da Beleza Natural) e Adriana Cristina Rodrigues Mourão (sócia da 4A Refrigeração).

Uma das mais renomadas profissionais do mercado, Carmosinda aproveitou a oportunidade ao falar especificamente para este público, e propôs o entendimento do processo de evolução da figura feminina na sociedade brasileira, tendo o HVAC-R como pano de fundo.

O “Conectando Elas” teve coordenação da empresária Graciele Davince (presidente da Eletrofrigor e coordenadora do Comitê de Mulheres do Sindratar-RJ), organização e realização de Christiane Lacerda e Ingrid Schmitt (respectivamente, diretoria e gerente administrativa do Sindratar-RJ).

O evento contou ainda com o apoio de Epex, TCL, Armacell, Mastercool, Gree, Eletrofrigor, Suryha, Invernia Peças, Osmag Rio, Novo Clima, Acar Comunicação, Full Gauge, Testo, Trane e 4A Refrigeração.