Marfrig realiza negociação de R$ 7,5 bi com Minerva Foods para venda de frigoríficos

O conglomerado Marfrig anuncia a venda de seus frigoríficos da América do Sul à empresa paulista Minerva Foods.

Publicidade

A negociação, avaliada em R$ 7,5 bilhões, abrange 16 instalações, incluindo as unidades de abate e desossa de bovinos em São Gabriel (RS).

A conclusão dessa transação está pendente da aprovação das autoridades brasileiras. A Minerva Foods, por sua vez, revela que essa aquisição se encaixa perfeitamente em sua estratégia de diversificação geográfica, uma vez que engloba instalações no Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Com essa incorporação, a Minerva, já maior exportadora de carne bovina da América do Sul, expandirá sua capacidade total de abate de bovinos para 42,4 mil cabeças diárias, com 22,3 mil dessas cabeças provenientes dos frigoríficos brasileiros.

O acordo abrange a venda de 11 unidades de produção e um centro de distribuição no Brasil, uma unidade fabril na Argentina e três fábricas no Uruguai. Além de São Gabriel, a Marfrig também alienará operações de abate em Alegrete e Bagé, no Rio Grande do Sul, assim como unidades nos estados de Mato Grosso do Sul, Rondônia, Goiás e Mato Grosso.

Até o momento, como duas empresas frigoríficas não compartilharam informações sobre possíveis mudanças nas atividades das unidades em questão, nem expressaram planos de manutenção ou desativação das instalações.

Com essa transação substancial, o cenário dos frigoríficos na América do Sul testemunha uma mudança marcante, enquanto a Minerva Foods avança em sua estratégia de crescimento e expansão geográfica. A conclusão da negociação se espera após a aprovação regulamentar, sinalizando um novo capítulo nas operações do setor.