Ares-condicionados da LG recebem selo de eficiência do Inmetro

Todos os equipamentos da marca atingiram o nível máximo de eficiência energética e, portanto, já apresentam a classificação A de acordo com a nova regulamentação do Inmetro | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

Publicidade

A LG Electronics recebeu antecipadamente o selo A do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em sua nova certificação IDRS, que reconhece a marca como especialista em economia de energia e máxima eficiência energética. O anúncio da nova classificação foi feito em 26 de setembro, durante evento para a imprensa na cidade de São Paulo.

O novo Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal (IDRS), foi criado pelo Inmetro para tornar a classificação de eficiência energética dos modelos de ar-condicionado mais precisa e rigorosa. Por isso, o Instituto introduziu uma nova métrica para o cálculo do índice de eficiência, no qual somente modelos com a tecnologia inverter são classificados com o selo A.

A partir de 1º de janeiro de 2023, as marcas deverão fabricar ou importar apenas produtos que tenham a nova etiqueta com base na classificação IDRS que é muito mais precisa e realista para a obtenção da classificação A. Toda a linha de ar-condicionado residencial da LG foi renova para atender a nova regulamentação antes do prazo estabelecido pelo Inmetro.

Para André Pontes, gerente de produtos de ar-condicionado residencial da LG, o consumidor e a indústria saem ganhando diante dessa atualização. “Com a nova classificação energética do Inmetro, o consumidor, que já é exigente, priorizará os produtos mais eficientes. Com isso, a indústria seguirá inovando para trazer a melhor solução ao mercado”, afirma o executivo.

“Nossos produtos utilizam a máxima tecnologia e inovação, uma vez que sempre pensamos em atender às necessidades dos consumidores. Sabemos o quanto o custo da energia no Brasil é sensível ao consumidor, por isso apostamos em soluções que trazem uma maior eficiência energética”, conclui Pontes.

Entre as novidades, a LG apresentou um estudo interno que demonstra que os aparelhos de ar-condicionado inverter da marca garantem até 55% mais estabilidade de temperatura em todo o ambiente em comparação com os aparelhos convencionais, entregando um conforto térmico muito mais estável e equilibrado por todo o ambiente.

“A qualidade e tecnologia dos produtos LG são reconhecidas pelos consumidores, que mantém a marca na liderança do mercado de ar-condicionado no Brasil com 22,3% de participação geral, e 41,8% de liderança na categoria Inverter”, destaca Marcel Souza, gerente executivo de Linha Branca da LG. Os dados são da consultoria GfK, referentes a junho de 2022.

Seguindo as novas exigências do Inmetro, a etiqueta de eficiência energética também ganha um novo layout com um QR Code para acessar a base de produtos registrados no Instituto, facilitando o acesso para os consumidores no momento da compra. Desta forma, será mais fácil identificar qual aparelho gasta menos energia e possui a melhor eficiência. O novo selo reúne mais duas categorias na escala de classificação de eficiência, contemplando agora da letra “A” até a “F”.

“Nossos produtos utilizam a máxima tecnologia e inovação”, enfatiza o gerente de produtos da área de climatização da LG | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica