Lançamentos acirram disputa entre fabricantes do setor de splits

A indústria global de condicionadores de ar tem disponibilizado aparelhos splits cada vez mais econômicos para o setor de climatização residencial e comercial leve. Atualmente, os fabricantes estão focando o índice de eficiência energética sazonal, que mede o quão bem uma unidade funcionará sob certas temperaturas externas.

Publicidade

As preocupações dos clientes com o consumo de energia e os impactos ambientais estão influenciando as vendas de splits em todo o mundo, segundo os especialistas do segmento.

Sistemas mais silenciosos e fáceis de instalar estão sendo entre os mais procurados pelo consumidor. Isso explica por que a receita do mercado global de splits deve atingir US$ 202,35 bilhões em 2031, segundo um relatório da Transparency Market Research (TMR).

É por isso que a maioria dos players do setor vem expandindo sua capacidade produtiva de splits e multi-splits que oferecem desempenho superior, eficiência energética e conforto com elegância.

“Os fabricantes estão aumentando os esforços para desenvolver uma extensa linha de produtos que forneça a combinação perfeita de estilo e desempenho para qualquer espaço interno”, salienta a consultoria.

A flexibilidade dos splits tornou esses aparelhos nos sistemas preferidos em edifícios onde o espaço para instalação é limitado. Ao contrário de um sistema que requer uma série de dutos em rede em todo o teto, os splits dependem de apenas de dois tubos para conectar a unidade interna (evaporadora) à externa (condensadora).

A preferência do consumidor por sistemas do gênero tem crescido em todo mundo, devido às mudanças no estilo de vida e ao aumento das regulamentações governamentais sobre o meio ambiente.

Segundo a consultoria, os fabricantes estão investindo e estabelecendo bases de produção nos países em desenvolvimento, pois o clima quente, o aumento da população e o aumento da renda provavelmente impulsionarão a demanda por condicionadores de ar split nesses mercados.

“A abertura de bases de produção em países em desenvolvimento ajuda ainda a reduzir o custo dos condicionadores de ar nessas regiões, criando oportunidades lucrativas para o mercado de splits”, aponta a consultoria.

Segundo a TMR, as empresas estão se concentrando em expandir seu alcance geográfico para se manterem competitivas no mercado e atender a uma grande base de clientes.

“Além disso, muitos fabricantes estão planejando adquirir empresas de pequena escala ou trabalhar em colaboração com elas para ganhar uma participação competitiva no mercado global. Essas são as principais estratégias seguidas pelos fabricantes para aumentar sua participação de mercado em termos de receita.”

Os players instalados no Brasil seguem essas estratégias para impulsionar o crescimento de suas operações locais, conforme salientam fabricantes ouvidos pela Revista do Frio.

Confira, a seguir, as últimas novidades de algumas das principais indústrias que atuam no País:

Daikin

Fundada em Osaka, no Japão, em 1924, a Daikin introduziu no Brasil, recentemente, sua linha hi-wall EcoSwing com o fluido R-32 nas capacidades entre 9, 12 e 18 mil BTU/h. “Vamos completar essa linha nos próximos lançando uma máquina de 24 mil BTU/h”, revela o gerente de marketing e de produto da subsidiária brasileira, Nilson Murayama.

Segundo o gestor, a linha EcoSwing é a mais avançada do mercado, com tecnologias exclusivas Daikin. “Conta com compressor inverter EcoSwing de alta eficiência, chegando a até 8,2 de IDRS (atendendo ao novo Selo Procel Ouro na capacidade de 24 mil BTU/h), válvula de expansão eletrônica e aletas blue fin, entre outras inovações. O usuário final tem ainda comodidades como a conectividade com assistentes de voz Google e Alexa, além de controle via smartphone, dupla filtragem com filtro com íons de prata, controle remoto com backlight, baixo nível de ruído e garantia total de dois anos e de dez anos no compressor”, informa.

“Nosso equipamento de 18 mil BTU/h ainda possui a condensadora mais compacta do mercado, uma redução de 48% no volume comparado à geração anterior”, acrescenta.

Elgin

O mais recente lançamento da Elgin para o segmento de splits é a máquina Eco Up nas versões Inverter e on/off. Segundo a empresa brasileira, a unidade externa do aparelho tem a descarga vertical para adaptar a vários ambientes externos em que o projeto exija esse modelo.

A novidade também “conta com o gás refrigerante R-32, que tem um potencial de aquecimento global [GWP, na sigla em inglês] aproximadamente 65% menor que o do R-410A, sendo um gás mais ecológico”, diz a gerente de produtos da companhia, Andrea Lima, salientando que “todas as unidades possuem garantia de três anos e ainda dez anos nos compressores dos modelos Inverter”.

“Também estamos lançando o Inverter Care, um aparelho que já está na nova classificação do Inmetro como classe A, com uma economia de até 63% quando comprado às unidades convencionais de rotação fixa. O produto está disponível em modelos de 9 a 24 mil BTU/h em 220 V, e também temos o lançamento em 127 V com capacidade de 12 mil BTU/h na versão frio para atender cidades que não têm disponibilidade da rede elétrica em 220 V. O produto também tem garantia de três anos na unidade e dez anos no compressor”, diz.

Fujitsu

A Fujitsu General acaba de lançar no mercado brasileiro condicionadores de ar com o fluido refrigerante R-32 – Teto e Cassete –, que têm como diferencial a sustentabilidade, a tecnologia e uma melhor eficiência energética.

“Inclusive, acabamos de saber, há poucos dias, que fomos contemplados como um dos primeiros fabricantes, no mercado brasileiro de climatização, a obter o Selo Procel – categoria Ouro. Tudo isso só demonstra o quanto do nosso esforço e trabalho em conjunto se faz presente sobretudo na qualidade de nossos produtos. Estamos em constante movimento, somos pioneiros na tecnologia inverter no mercado brasileiro, e agora na fabricação do modelo split-teto com R-32 a alcançar uma alta eficiência energética”, salienta o gerente da área técnica da Fujitsu General do Brasil, Takao Matsumura.

Gree

As linhas inverter G-Diamond, linha comercial leve inverter e os novos produtos com R-32 atendendo os novos padrões do Inmetro são as novidades da indústria chinesa para o mercado brasileiro nesta temporada.

Dentre os lançamentos da empresa, está o G-Diamond Top, “um ar condicionado que traz uma proposta de design sofisticado e inovador, sendo o primeiro do Brasil com tecnologia blackfin, garantindo mais resistência e maior vida útil, além de uma qualidade que só um Inverter Gree pode oferecer”, diz o gerente de vendas da companhia, Marcelo Viana.

Segundo o gestor, o equipamento “deixa o ambiente livre de impurezas, com a tecnologia Ion Clean, eliminando 99,99% dos vírus e bactérias, trazendo mais saúde e bem-estar”.

“O G-Top Inverter foi desenvolvido especialmente para otimizar espaço e garantir conforto em um ambiente livre de ruídos e impurezas. O novo aparelho também se destaca em efetividade e economia de energia e está disponível nas versões quente e frio com 9.000, 12.000 e 18.000 BTU/h, possui selo de certificação classe A de eficiência energética aprovado pela Inmetro”, ressalta.

“Nossos produtos são fabricados com os mais altos padrões de qualidade e matérias primas, além de contarem com gás refrigerante suficiente para a maioria das instalações que ajuda os consumidores e instaladoras a reduzirem o custo de instalação. Além disso, todos os nossos produtos contam com proteções contra corrosão, aumentando significativamente a vida útil dos aparelhos”, acrescenta.

LG

Líder global em eletrônicos de consumo e marca líder em vendas de ar-condicionado no Brasil, a LG lançou recentemente o Dual Inverter Voice 15.000 BTU/h Frio, com capacidade exclusiva nesse segmento no País.

“A novidade beneficia ainda mais o dia a dia dos consumidores, ampliando e adequando o portfólio às necessidades de cada ambiente e custo-benefício na medida certa para quem deseja conforto térmico”, diz o gerente de produto de ar-condicionado da companhia coreana no Brasil, André Pontes.

“Em janeiro, foi lançado o LG Dual Inverter Voice Uvnano, aparelho que traz ao mercado grande inovação. Com tecnologia exclusiva de lâmpadas leds ultravioletas que limpam por dentro do aparelho e o ar sai puro ao ambiente. É a evolução da purificação do ar”, destaca.

“Esses lançamentos mostram o pioneirismo e a liderança da LG em melhorar a experiência dos brasileiros e atendem às necessidades crescentes dos consumidores. E para seguir expandindo nosso portfólio, a LG deve lançar novos produtos no segundo semestre do ano, que devem ser anunciados em breve”, antecipa o gestor.

“Os modelos de ar-condicionado da LG geram uma economia de energia de até 70% e o rotor duplo ainda garante maior estabilidade em suas velocidades e reduz a vibração, o que garante refrigeração até 40% mais rápida, quando comparados aos aparelhos convencionais. Tudo isso com um nível de ruído mais baixo que uma biblioteca”, acrescenta.

Segundo Pontes, a nova geração de aparelhos de ar-condicionado da LG pode ser controlada à distância com o aplicativo LG ThinQ, direto do smartphone.

“Isso reduz a chance de se esquecer de desligar o ar-condicionado e causar consumo desnecessário de energia, mas também cria uma oportunidade para preparar o ambiente previamente, para deixar fresco e confortável antes de chegar em casa, por exemplo. Pode-se conectar mais de um aparelho ao mesmo tempo também. Além disso, tem wi-fi integrado, pronto para usar com comandos de voz através do Google Assistente e Alexa”, diz.

Samsung

A marca coreana também está cada vez mais atenta às tendências globais no que diz respeito a economia de recursos. “Por isso, recentemente lançamos a funcionalidade Energy no aplicativo SmartThings, que, de forma 100% gratuita, permite aos usuários explorar maneiras de economizar no uso de energia elétrica do ar-condicionado, além de contribuir com a redução da pegada de carbono”, diz o gerente de produto da divisão de ar-condicionado da empresa no Brasil, Daniel Fraianeli.

O recurso foi desenvolvido para dar transparência aos usuários em relação ao consumo de energia do ar-condicionado e funciona com base no comportamento de uso da eletricidade no dia a dia, com opções fáceis de monitoramento em tempo real.

“Nos aparelhos de ar condicionado da Samsung, o SmartThings Energy se soma a outros benefícios já conhecidos, focados em eficiência e economia, como a tecnologia do compressor Digital Inverter Ultra, que mantém a temperatura desejada sem a necessidade de desligar e ligar o aparelho várias vezes, com menos ruídos e gerando uma economia de até 77% de energia em comparação com um equipamento convencional, além da garantia de dez anos no compressor”, revela.

“A ideia da funcionalidade para o SmartThings Energy surgiu de um insight do Samsung Design Latin America (SDLA) em 2017, após o lançamento do primeiro WindFree no Brasil. O conceito nasceu da vontade de levar mais transparência e poder aos usuários sobre o consumo de energia dos produtos eletrônicos, já que, no Brasil, se o consumidor quiser obter esse tipo de informação, precisará buscar diversas fontes diferentes, como valor do kWh na distribuidora de energia local (são mais de 100 em todo o país) e taxa de imposto aplicada no estado, além de considerar variáveis como bandeiras tarifárias, para, só então, fazer o cálculo por conta própria de seu consumo energético”, explica.

“O SmartThings Energy, por si só, consegue entregar o resultado deste cálculo em tempo real, de um jeito prático, assim que o usuário incluir seu produto no ecossistema SmartThings. O projeto foi primeiramente implementado nos Head Quarters da Samsung na Coreia, para depois ter sua estreia no mercado dos Estados Unidos, Reino Unido e Índia. Os bons resultados e a aceitação do público representaram o sinal verde para que o Brasil fosse o quinto país a desenvolver a própria versão aprimorada, lançada agora ao público final. Na América Latina, o SmartThings Energy deve estar disponível para México, Chile, Colômbia, Peru e Panamá em breve”, acrescenta.

TCL

A TCL tem um portifólio completo para atender todos os tipos de consumidores, tanto para clientes residenciais, como comerciais. “Nossos mais recentes lançamentos foram pensados para expandir a linha de produtos Inverter, com a chegada dos modelos HW Inverter T-Pro R-32 nas capacidades de 12.000, 18.000 e 24.000 BTU/h, todos na versão quente e frio, e Piso-Teto Inverter nas capacidades de 36.000 e 55.000 BTU/h só frio”, diz o gerente de produtos da Semp TCL,  Nikolas Corbacho.

“E, junto com essas novidades, nós atualizamos nosso portfólio já existente, que conta com modelos split HW como os condicionadores de ar TCL Elite Series que passa para a versão A2, que vêm nas opções de 9.000, 12.000, 18.000 e 24.000 BTU/h, com sistemas de autolimpeza, filtro HD Silver Ion + carvão ativado, modo Eco, modo Silêncio e serpentina de cobre”, informa.

“O portfólio atualizado será, agora, produzido em nossa nova fábrica de condicionadores de ar em Manaus (AM), que foi inaugurada em maio e conta com um espaço de mais de 34 mil m²”, acrescenta o gestor, lembrando que “o modelo Piso-Teto Inverter traz o conceito de condensadora universal com descarga vertical, extremamente robusta, compressor Inverter de baixo nível de ruído e alta eficiência energética, além do alto nível de proteção contra corrosão, e conta com motores do tipo 100% DC Inverter”.

“Esses diferenciais garantem um benefício para instaladores e usuários finais, se mostrando como um produto excepcional no mercado comercial leve com aplicações de até 70 a 80 m² por produto”, diz.

“Já o modelo HW Inverter T-Pro vem com fluido refrigerante R-32, que é ecológico e de baixo impacto ambiental, possui o sistema brisa ou ‘sem vento’, que promove uma ventilação sem rajadas de vento, além do processo de esterilização a quente na versão quente e frio– que garante a limpeza da evaporadora e eliminando até 99,9% de vírus, bactérias, fungos e odores indesejáveis de forma totalmente automática. O aparelho ainda pode ser totalmente controlado via wi-fi através do aplicativo TCL Home”, destaca.