Amaral Gurgel: há 43 anos dando show

Desbravando um mundo que não havia quase nenhuma informação que chegasse aos profissionais de refrigeração, ao longo de seus 43 anos atuando na indústria do frio, Amaral Gurgel tornou-se um ícone no mercado.

Publicidade

Considerado um show man do HVAC-R, suas palestras atraem centenas de profissionais ávidos por informações de qualidade! Ele domina qualquer tema, sempre atento às novas tecnologias, disseminando conhecimento por onde passa, nos quatro cantos do Brasil e exterior.

Aos 57 anos, iniciou sua vida profissional em 1977, na Brastemp em São Bernardo do Campo (SP), conciliando o trabalho com o curso de mecânica da refrigeração na Escola Senai Oscar Rodrigues Alves.

“Meu pai queria que eu fosse ferramenteiro e minha mãe, da área de refrigeração. E hoje eu tenho a plena certeza que tomei a decisão mais correta da minha vida, com a benção da minha mãe”.

Em 1986, Amaral começou a lecionar na Escola Senai Mariano Ferraz como instrutor de refrigeração e climatização. E foi em 1987, que tomou uma decisão e abriu sua própria empresa, a L. Monte.

Após seis anos, em parceria com a Chemours (antiga DuPont do Brasil), iniciou como palestrante itinerante por todo Brasil, com o intuito de orientar os mecânicos e técnicos de refrigeração sobre os novos fluidos refrigerantes, na época, os HCFCs em substituição ao R12.

“Nesta ocasião, comecei a aplicar os conhecimentos com as técnicas de ensino como instrutor da Escola Senai, ministrando palestras na área de refrigeração. No ano seguinte, participei de um workshop no Canadá para aprimorar conhecimento e serviços na área de recolhimento e regeneração de fluido refrigerante CFC e, em 1994, realizamos a primeira reunião técnica aberta ao público, uma ação do Governo de São Paulo com a CETESB, juntamente com meu grande e saudoso amigo Paulo Pena Neulaender e Edson Raposo, além do apoio de mídia do nosso querido Osvaldo Moreira, que divulgava todos os eventos sobre o tema”.

Premiado internacionalmente em 1995 pela atuação na área de redução da destruição da camada de ozônio por serviços realizados com recolhimento e utilização dos novos fluidos, também foi reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo na área de meio ambiente pelas boas práticas de refrigeração e recolhimento de CFC.

Em 2000, recebeu o convite da Danfoss do Brasil para realizar palestras técnicas de refrigeração por todo Brasil e América do Sul.

“Como palestrante da Danfoss comecei a ministrar os cursos presenciais de refrigeração aplicada nos laboratórios das Escolas Senai e da própria empresa. Nos últimos 22 anos tive a oportunidade de dar aula para mais de 6 mil alunos”.

Em toda sua jornada, além da técnica, o bom humor sempre esteve presente nas suas apresentações: “É muito satisfatório analisar que nestes anos como palestrante, conseguimos disseminar conhecimento técnico para todo o Brasil e América Latina, desbravando um mundo onde não havia quase nenhuma informação que chegasse aos profissionais de refrigeração. Muitos começaram a sua vida profissional através das minhas palestras, cursos e material técnico. Lembrando que, nesse período não havia internet e o acesso às informações técnicas era extremamente precário. Me sinto muito feliz por ter participado da melhoria da vida profissional de tantos mecânicos e técnicos”, comemora.

Na Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, em 1977, onde tudo começou

Dr. Retrofit

Em 2002, através da Chemours, criou a figura do Dr. Retrofit, levando aos profissionais o conhecimento sobre novas tecnologias em fluidos refrigerante e boas práticas para a aplicação de refrigerantes com baixos índices de GWP e alta eficiência energética.

“A figura icônica do Dr. Retrofit é um legado que deixo neste mercado. Efetuamos vários retrofits, tanto na área comercial como industrial e treinamento de profissionais para boas práticas de refrigeração. Essas ações me levaram a receber em 2013 uma homenagem da CETESB PROZONESP pelos serviços prestados na área de proteção ambiental. Nestes 43 anos de atuação, me defino como um apaixonado pela refrigeração e como diz minha esposa, meu sangue é fluido refrigerante e meu coração é um compressor”.

Fora da vida profissional, Amaral adora ficar em casa com esposa Lucinara: “Grande mulher, que nestes anos tem sido uma base sólida da minha estrutura humana e intelectual, sem ela, não seria possível manter esta vida de viagens, palestras, fins de semana trabalhando”.

Para relaxar, ele faz caminhadas com seus cachorros e dedica todo cuidado a eles, seus amigos incondicionais. Amaral também adora gatos e nas horas vagas, entre um livro e outro, aprecia uma boa culinária, degustando pizzas e comidas árabes nos finais de semana!

Amaral deixa sua mensagem a todos os profissionais: “O mercado de HVAC-R se encontra em plena mudança, a automação está cada vez mais presente nos equipamentos, com novos refrigerantes e tecnologias, requerendo cada vez mais do profissional a especialização e conhecimento. Só vamos atingir esta condição se houver dedicação, estudo, profissionalização e ética. Estes são os pilares da nossa missão como refrigeristas e isso que passo as centenas de pessoas como palestrante”, finaliza.