Michael de Carvalho, o integrador das áreas

Conhecido como Micha, Michel ou Michael, seu pai lhe deu esse nome em homenagem ao cantor Michael Jackson, mas pouquíssimas pessoas pronunciam corretamente. Já acostumado, ele mesmo se apresenta como Michel e acha graça nisto!

Publicidade

Nascido na cidade de Poços de Caldas (MG), esse mineiro tem bom gosto! Nas diversas obras que realiza, preza a estética e não deixa passar nenhum detalhe. Gosta de trabalhar junto com arquitetos, integrando as diversas utilidades, unindo a engenharia, que nem sempre é fácil.

“Considero essa integração das diversas áreas como um diferencial. Procuro sempre juntar a parte funcional com a parte estética, onde ouvimos o cliente e o arquiteto, dando sugestões criativas, estreitando a relação entre o instalador. No início tive muitos desafios por falta de informação, às vezes, pela concorrência desleal, e até incompreensão de alguns colegas pelo meu jeito de trabalhar, pois sou detalhista. Atento as atualizações do mercado, invisto em ferramentas novas e modernas, pois hoje, o cliente está antenado a esse tipo de coisa e torna-se um diferencial”, conta Michael.

À frente da Totaltec desde 2013, empresa que abriu em parceria com sua esposa, Eloneide Clara Rosa, iniciou sua carreira profissional ainda na adolescência, com 14 anos, em uma empresa autorizada Brastemp.

“Comecei muito cedo minha vida profissional. Meu primeiro trabalho foi numa empresa de refrigeração autorizada Brastemp, onde aprendi muito e comecei a me interessar pela área de refrigeração. Trabalhei lá por dois anos e meio, e após esse período, iniciei em outra empresa de refrigeração aqui em Poços de Caldas. Nesta empresa, trabalhei por 14 anos e foi onde tive acesso a vários cursos de refrigeração. Atuei muito tempo na área de linha branca, e há cerca de15 anos, comecei a dar ênfase para a área de climatização. Com mais conhecimento e experiência, abri uma empresa em sociedade que acabou não dando certo. Encerrei essa empresa e decidi começar meu próprio negócio, inaugurando a Totaltec, uma empresa familiar, ao lado da minha esposa, que anteriormente atuava no serviço público, parceria na qual estamos até hoje. Ela cuida da parte administrativa, mas quando preciso de ajuda em campo, ela está sempre colaborando. Os clientes e arquitetos acabam indicando nossos serviços para outros clientes e atualmente atendemos hotéis, empresas, condomínios de alto padrão, entre outros. Trabalho é o que não falta”.

Ele conta que no começo da pandemia, focou na higienização dos aparelhos de ar condicionado e como o mercado da construção civil seguiu como atividade essencial, investiu em serviços de infraestrutura, impulsionado pelos arquitetos, o que deu certo.

“Conversamos com os arquitetos que temos parceria, oferecendo serviços de infraestrutura, e os resultados foram positivos. Estamos otimistas em relação aos negócios, na expectativa de fecharmos contratos de manutenção preventiva, inclusive”, comemora.

Criatividade e sensibilidade na ponta dos dedos

Apaixonado por ferramentas, como todo bom instalador, ele conta como criou uma válvula otimizadora de vácuo para facilitar seu dia a dia, e caiu na graça de vários técnicos no Brasil e exterior.

“Sou um apaixonado por ferramentas que facilitam o dia a dia, e tinha dificuldade em encontrar uma válvula que otimizasse meu serviço. Daí resolvi eu mesmo criar uma e deu certo. Hoje comercializo a válvula otimizadora Totaltec, que resolveu o problema no que diz respeito a estabilização de vácuo, e tem ajudado centenas de técnicos no Brasil e também em outros países”.

Ao lado da esposa Elo, ele compartilha sua vida pessoal e profissional

Além de inventor, Michael também faz parte do Esquadrão do Clima LG. O convite surgiu por meio de seus vídeos e trabalhos publicados nas mídias sociais.

“Como compartilho meus serviços nas redes sociais no intuito de ajudar, incentivar e dar novas ideias aos colegas de profissão, recebi o convite da LG para fazer parte do Esquadrão do Clima LG, um projeto pioneiro que objetiva ajudar o instalador a melhorar suas práticas de instalação, tal como estreitar a relação entre o fabricante e o instalador que está em campo. Ao receber este convite me senti muito honrado por ter meu serviço reconhecido e veio para somar e ampliar meus conhecimentos, além de levar meu nome para dentro e fora do país. É muito gratificante fazer parte desta equipe fantástica”.

Pai de Mariana e Rafaela, Michael gosta de música clássica e rock, toca violino, e não perde uma oportunidade de passear, viajar e estar com a família.

Sempre em busca de conhecimento e atualização profissional, ele deixa sua mensagem: “Conselho que dou a todos é que estudem, não se acomodem, sejam curiosos. Para qualquer profissão ou área, novas tecnologias sempre irão surgir e devemos acompanhá-las”.