O presente e o futuro dos splits

Alguns preferem importar, outros não abrem mão de fabricar no Brasil. Mas uma coisa é certa: o mercado de splits está efervescendo em novos aparelhos e tecnologias para agradar o consumidor, cada vez mais exigente.

Publicidade

Pelo menos é o que fica evidente ao se analisar o discurso das 17 empresas ouvidas pela Revista do Frio neste caderno especial, que nas páginas a seguir mostra o atual momento vivido, tanto pelas indústrias quanto revendas, bem como os seus principais planos para aproveitar o imenso espaço a ser explorado no País.

Para começar essa nossa viagem anual pelo mundo dos splits, eis abaixo alguns dos principais lançamentos atuais do setor:

BRASTEMP
A última novidade dessa marca pertencente à Whirpool é o Split My Mood, que promete luzes e aromas adaptáveis ao humor do consumidor. São quatro modos diferentes de configuração, capazes de proporcionar: bem-estar e frescor; energia para acordar; clima de romance ou relaxamento.

“O aroma foi desenvolvido à base de elementos frutais que remetem a sensações de relaxamento. As funções iluminação e odorização podem ser usadas separadamente. O produto já vem com quatro sachets e o consumidor pode adquirir outros no site da Brastemp”, explica Fernando Yunes, gerente geral de marketing da Whirpool.

BRITÂNIA
A empresa está lançando uma nova linha de condicionadores de ar de alta performance da marca Philco. São dez modelos diferentes, cinco dos quais com capacidade só para refrigeração, e a outra metade englobando também o aquecimento.

De acordo com a Britânia, os aparelhos contam com potências de 7.000, 9,000, 12.000, 18.000 e 24.000 BTUs, além de filtro anti-bactéria e anti-fungo.

CONSUL
Também da Whirpool, a Consul aposta no modelo Bem-Estar, com mais economia de energia e o filtro Hepa, para eliminar 99% das bactérias. Além disso, possui memória para a configuração do modo de funcionamento, temperatura e velocidade. As funções turbo e sono também estão incluídas.

“A Consul preparou uma ferramenta especial no site www.consul.com.br/ArCondicionados, na qual o internauta pode calcular a capacidade necessária para seu aparelho de acordo com vários fatores”, destaca Yunes, da Whirpool.

CARRIER
Neste ano, essa tradicional companhia do HVAC-R anuncia diversos lançamentos envolvendo splits residenciais e comerciais leves.

Com a tecnologia VRF, por exemplo, foi apresentada recentemente a linha SMMS-i, da Toshiba, cujo diferencial é a eficiência em carga parcial, com três compressores e igual número de inverters nas novas unidades de 14 e 16 HP.

“Na linha residencial, teremos ainda mais alguns lançamentos que estão por vir até o final do ano, com conceitos inovadores para o segmento”, antecipa

Luiz Felipe Rodrigues Costa, diretor de marketing da empresa para a América Latina.

DAIKIN
A empresa japonesa está disponibilizando equipamentos Single Splits com fluido refrigerante ecológico R-410 A, dotados de compressor com inversor de frequência, trazendo a possibilidade de interligação a um sistema de automação residencial, além de sensor de presença.

“Tudo isto agrega alto valor ao usuário, que terá um produto com alta eficiência energética, reduzido nível de ruído e baixíssimo índice de quebra”, assegura Breno Wasserstein, gerente de vendas da empresa.

ELECTROLUX
A grande novidade da marca é a recém-lançada linha completa de splits Piso-Teto, nas capacidades de 36.000/48.000/58.000 BTUs, tanto no ciclo frio quanto no reverso.

“Somos os primeiros a trazer estes produtos para o mercado brasileiro, com velocidade fixa e gás ecológico (R-410 A)”, gaba-se o gerente de produto, Carlos Guimarães.

Segundo ele, o aparelho possui ainda um sistema de dupla filtragem HEPA, que retém até 99% das bactérias, fungos e ácaros do ar.

ELGIN
Indústria 100% nacional, a Elgin prepara uma série de lançamentos para o mercado. Dentre eles, o Inverter (foto), que promete economia de até 40% no consumo de energia elétrica.

“No segmento Premium, o destaque é o Split High End, da Linha Luxo, aliando sofisticação com grade espelhada e design clean, combinando com qualquer tipo de ambiente”, acrescenta Alexandre Faraco de Souza, gerente de marketing e serviços da empresa.

“Equipados com o fluido refrigerante R-410 A, componente inofensivo à camada de ozônio e que não é agressivo ao meio ambiente, esses aparelhos garantem melhor rendimento e mais economia”, conclui.

JOHNSON CONTROLS
Sua novidade mais recente é o High Wall Alps Eco da marca York, que apresenta como principal característica a preocupação com eficiência energética, utilizando como fluido refrigerante o gás ecológico R-410 A.

LG
Um dos destaques atuais da marca é a série Libero Inverter V, cuja tecnologia permite manter as temperaturas desejadas com variações mínimas, além de oferecer alta eficiência energética. O baixo nível de ruído e o fato de utilizar o R-410 A como fluido refrigerante são algumas de suas principais características.

“Vale ressaltar que alguns modelos Inverter V da LG já são produzidos no Brasil, o que possibilita ainda mais vantagens ao consumidor”, salienta Mauro Apor, gerente de produto da área de ar condicionado residencial da marca.

MIDEA
O modelo Elite ganhou uma nova versão, mantendo as principais características da antiga: design clean e alta tecnologia, além do selo A do INMETRO de economia de energia.

Dentre outras funções, o aparelho dispõe de display com led; painel liso de fácil limpeza; bio filtro, que proporciona um ar mais limpo e saudável, e função sleep, capaz de regular a temperatura por até 7 horas. Tudo isso nas opções de 7, 9, 12, 18 e 24mil BTUs.

SAMSUNG
Produzindo no Brasil desde o ano passado, a empresa conta com os modelos Max, Crystal, Neo Forte e Vivace (foto), sendo que os dois últimos agregam a tecnologia Inverter.

“O diferencial dos aparelhos de ar condicionado da Samsung é, certamente, a inédita tecnologia Vírus Doctor de purificação de ar, que elimina até 99% das bactérias e vírus (incluindo o H1N1)”, ressalta Marcio Portella, diretor comercial da Divisão de Eletrônicos de Consumo da empresa.