Güntner avança na refrigeração para a indústria farmacêutica
A Güntner do Brasil, fabricante de sistemas de resfriamento e refrigeração sediada em Caxias do Sul (RS), amplia sua atuação para o setor farmacêutico. A expectativa é que a nova frente de negócios represente até 15% do volume de vendas no próximo ano. Atualmente, a Güntner atende cerca de 70% do mercado nacional em seu segmento.
O primeiro contrato neste mercado foi firmado com uma das maiores produtoras globais de medicamentos para tratamento de diabetes. Segundo o diretor-presidente da empresa, Osni Roberto Caron Filho, a meta é se consolidar como referência na produção de torres de resfriamento. “Estamos preparados para atender aos novos mercados, como o da indústria farmacêutica”, afirma Caron Filho.
Para atender às demandas do setor, a Güntner desenvolveu soluções personalizadas de resfriamento de alta precisão, aplicáveis desde a produção de fármacos até o armazenamento de matérias-primas e produtos finais. O destaque é o fornecimento de torres de resfriamento do tipo Drycooler Adiabático High Density (ADCHD), que segundo a empresa, garantem a temperatura adequada com até 80% menos consumo de água e redução na emissão de CO₂.
A maior entrega para o setor farmacêutico foi um conjunto de 11 torres de resfriamento, totalizando 198 ventiladores de alta eficiência. Cada unidade tem peso equivalente a 17 toneladas. De acordo com Débora Faili, gerente da Divisão de Refrigeração Comercial & HVAC, o setor farmacêutico impõe regras rígidas de normas e certificações. “A Güntner traz essas soluções com qualificação e inspeção de processos, muitas das quais também se aplicam a outras frentes de negócios”, afirma a executiva.