Mercado de automação predial deve crescer mais de 100% até 2031
O mercado global de sistemas de automação predial deve mais que dobrar seu valor nos próximos anos, impulsionado pela demanda crescente por edifícios inteligentes. Segundo um estudo da The Insight Partners, o setor, que movimentou US$ 76,75 bilhões em 2023, deve atingir a marca de US$ 167 bilhões até 2031, com uma taxa de crescimento anual composta de 10,2%.
O relatório destaca que a adoção de sistemas de automação predial, que integram sensores, atuadores e tecnologias de rede, visa otimizar a eficiência energética, melhorar a gestão das instalações e garantir o cumprimento de normas regulatórias. Esses sistemas permitem o controle centralizado de diversos aspectos do edifício, como climatização, iluminação, segurança e gerenciamento de energia.
Além disso, o estudo aponta que as inovações em dispositivos conectados à internet, software como serviço, internet das coisas (IoT) e aprendizado de máquina devem impulsionar novas tendências no setor nos próximos anos. Essas tecnologias são vistas como essenciais para o avanço dos sistemas de automação, permitindo que proprietários e gestores de edifícios centralizem o controle das operações, garantindo maior conforto aos ocupantes e eficiência nas operações.