Roberta Wanderley e seu compromisso com a melhoria contínua

Um exemplo de profissional que alcançou a maestria, Roberta Sales Martins Wanderley, se destaca como uma das principais especialistas em sua área. Sua trajetória é marcada por conquistas, fruto do compromisso com a excelência e dedicação, combinada com uma busca constante por conhecimento e inovação.

Publicidade

CFO (Diretora Administrativa-Financeira) do Grupo Friomaq Refrigeração & ACR Comercial, sediada em Recife (PE), formada em Administração de Empresas e em Engenharia Mecânica, Roberta começou sua carreira profissional em 1999, trabalhando com seu pai.

“Por ser uma empresa familiar, comecei a frequentar ainda adolescente e, após uma experiência externa (por insistência de meus pais) e com o início de minha primeira faculdade, em 1999 comecei a trabalhar na área administrativa da Friomaq. Na ocasião erámos apenas quatro pessoas, dentre as quais, duas eram os sócios-fundadores. No decorrer dos anos e com o crescimento da empresa, meu mundo girava em torno de equipamentos de climatização. Passei a fazer cursos de pequena duração por curiosidade, o que me ajudou muito na área administrativa, conversava com os mecânicos e com meu pai, que é técnico de refrigeração. Com o passar dos anos e a convivência diária, fui aprendendo e ganhando experiência. Apesar de minha área ser mais administrativa e comandar atualmente 13 pessoas, sou aquela que não se limita apenas com a parte administrativa, pois é fundamental conhecer o seu negócio e essencial ter em seu quadro societário um engenheiro mecânico, por isso, em 2018 iniciei o curso de Engenharia Mecânica com meu marido, para além de adquirirmos conhecimento, também sermos os engenheiros responsáveis técnicos do Grupo. Este ano completei 25 anos atuando na Friomaq & ACR Comercial”, informa Roberta.

Em sua jornada profissional, o principal desafio foi buscar conhecimento, especialização e encontrar locais onde o ambiente não fosse hostil, já que o setor é predominantemente masculino e desafiador: “Ao longo dos anos isso vem mudando, vemos cada vez mais mulheres nessa área, buscando conhecimento, participando de cursos e treinamentos e atuando com excelência tanto área técnica quanto nos cargos de liderança. No meu curso de engenharia, de 30 pessoas, apenas quatro eram mulheres e eu estava entre elas”.

Dentre algumas conquistas, Roberta destaca a migração da área de humanas para de exatas com maestria, sua graduação em engenharia mecânica, conciliar o ser mãe com o trabalho, e ser reconhecida e convocada pelo CREA/PE para receber o mais alto e honrado Diploma de Mérito pela láurea de competência em sua graduação.

“Outra conquista que vem decorrente de minha jornada profissional é ter tido o reconhecimento pelo meu trabalho de gestão dentro do setor e ser convidada a ocupar o cargo de Diretora Financeira do SINDRATAR/PE, onde nossa gestão iniciou em 2024 e finalizará em 2028. Nesta minha jornada encontrei mulheres fortes e agregadoras, com representatividade no setor, ocupando os mais diversos setores, sou muito grata por todas que passaram e me deixaram alguma lição, as que ainda permanecem e se tornaram amigas, onde torcemos umas pelas outras e as que virão, pois com certeza agregarão ainda mais”, comemora.

Qualidade e não quantidade

Filha de Augusto e Gisane, pais super amorosos, agregadores e sua fonte de inspiração, Roberta é casada há 23 anos com Tadeu, e mãe de duas filhas, Anna Beatriz, de 22 anos, e Isabella, de 21 anos. “Na maior parte do tempo estou em família com meus pais, irmão, cunhada e sobrinha, por trabalharmos juntos e pelos laços familiares. Sou uma pessoa de poucos amigos, prezo mais pela qualidade do que quantidade, e sempre fui assim, desde adolescente. Apesar de poucos amigos, eles são os melhores, tenho amizades que superam os 27 anos. Também sou perfeccionista e acelerada no trabalho, carrego minhas energias descansando, adoro assistir séries e ficar em casa, mas também gosto de sair com os amigos e apreciar finais de semana ou feriados no campo ou praia e faço atividade física pelo menos três vezes na semana para manter o corpo em movimento”.

Ela deixa seu recado a todos, tanto homens quanto mulheres: “Minha mensagem é o seguinte, tanto para mulheres quanto para os homens: O mercado está em constate evolução, é fundamental compreender e aceitar a equidade, existem tanto desafios quanto oportunidades para todos, então se valorize, invista em capacitação, em inovação, afinal, o acesso à informação hoje é muito fácil, logo, o conhecimento está para todos. Se comprometa com a excelência em tudo o que for fazer. Seja no atendimento ao cliente, na execução de projetos ou serviços ou na gestão de equipes, a busca pela excelência deve ser constante e isso fará de você um profissional diferenciado e requisitado. Esse compromisso não só eleva o padrão do setor como um todo, mas também destacará a importância de todos os profissionais que nele atuam”, conclui.

Reconhecida pelo CREA/PE, recebeu o Diploma de Mérito pela láurea de competência em sua graduação