Vendas de ar-condicionado crescem 16% no 1º semestre

Fabriantes de ar-condicionado estão expondo novidades na 16ª Eletrolar Show, em São Paulo | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

Publicidade

O primeiro semestre de 2023 viu um crescimento de 13% nas vendas de eletroeletrônicos no Brasil, revertendo 18 meses de queda contínua, conforme dados divulgados ontem (10/7) pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) na abertura da Eletrolar Show, em São Paulo.

O segmento de ar condicionado apresentou alta de 16% nas vendas no comparativo com o mesmo período de 2022. Foram comercializadas 1,48 milhão de unidades ante a 1,28 milhão entre janeiro e junho do ano passado.

Vale ressaltar que o ano de 2022, trouxe muita preocupação para o segmento de climatização, já que o desempenho foi muito abaixo da média de venda do produto.

Outro ponto de atenção na coletiva foi a discussão da mais importante política pública industrial do produto, que pode modificar o processo produtivo básico realizado nas 14 fábricas que estão sediadas no Polo Industrial de Manaus.

“Uma alteração na política atual distante do que foi sugerida pela Eletros pode afugentar investimentos e gerar desemprego em um dos principais segmentos produtivos nacionais” alertou o presidente da entidade, Jorge Nascimento.

Eletrolar 2023

A 16ª edição da Eletrolar Show, a maior feira de negócios da América Latina para a indústria e o varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares, IoT, jogos, mobilidade e TI, prossegue até quinta-feira (13/7) no Transamerica Expo Center.

Este ano, o evento conta com um espaço 50% maior do que o do ano passado, apresentando inovações de mais de 700 marcas nacionais e internacionais, e expondo 10 mil produtos.

O presidente do grupo Eletrolar, Carlos Clur, enfatiza a importância do encontro presencial entre parceiros da indústria e varejo para facilitar as negociações, com expectativa de maior sucesso nesta edição devido ao espaço ampliado e aos muitos lançamentos.

Entre as marcas do HVAC-R presentes na mostra deste ano estão Agratto, Brastemp, Consul, EOS e TCL.