Senado promulga Emenda de Kigali

Após quatro anos de intensas interlocuções com parlamentares em Brasília e inúmeras ações de conscientização promovidas junto a setores da economia brasileira, em particular a toda a cadeia de valor do HVAC-R, o texto do projeto de decreto legislativo (PDL) que aprova a adesão do Brasil à Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal foi promulgado na quinta-feira (4/7) pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Publicidade

Agora, o projeto segue para ratificação presidencial. O objetivo do acordo internacional é reduzir gradualmente o consumo e a produção mundial dos hidrofluorcarbonetos (HFCs) entre 80% e 85%, para evitar o aumento de 0,4 °C a 0,5 °C na temperatura média do planeta até 2100.

Para a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), o pacto climático “alavancará avanços tecnológicos de equipamentos energeticamente mais eficientes, evitando definitivamente que o mercado consumidor brasileiro pudesse tornar-se berço ou destino de aparelhos obsoletos, de baixa eficiência energética e potencialmente poluentes”.

Até o momento, 137 países ratificaram o tratado de redução de HFCs utilizados na indústria de refrigeração e ar condicionado, aerossóis, solventes e retardantes de chama.