Roberto Luís Utida: colhendo bons frutos após árdua semeadura

Foi em janeiro de 2010, que Roberto Luís Utida lema Cristóvão iniciou sua carreira no mercado de ar condicionado e refrigeração, atuando como auxiliar em uma empresa de um conhecido seu, juntos até hoje. Atualmente, comandando a equipe de instalação e venda de equipamentos da Ecoar Ar Condicionado, empresa localizada na capital paulista, Roberto se especializou na instalação de sistemas multi split e mini VRF.

Publicidade

“Comecei a trabalhar prestando serviço em uma empresa localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Porém, essa empresa só comercializava os aparelhos de ar condicionado e não prestava serviços de instalação e manutenção, assim comecei a prestar esses serviços para os clientes que adquiriam os equipamentos na loja. Em 2010, instalei meu primeiro multi split (um tri) e desse dia em diante não parei mais. Hoje, 95% das instalações que fazemos são de multi split e, aos poucos, migrando para o VRF”, diz Roberto.

Ele conta ainda que o maior desafio desde que começou sua vida profissional foi aprender a separar o dinheiro da empresa do seu pessoal e acredita que muitos sofrem com isso em todos os setores.

“Precisamos ter disciplina e uma boa visão administrativa e suporte da área financeira para gerenciar isso. Foi um grande desafio que superei”, comemora.

Para Roberto, hoje o mercado de climatização é promissor e exigente, por isso, os profissionais devem estar preparados e atualizados para atender as expectativas exigidas por parte dos clientes.

“Com a chegada de várias tecnologias, o mercado tornou-se mais exigente na questão da mão de obra qualificada, e o desafio é manter um preço justo, com instalação padrão, usando as melhores ferramentas que há no setor de climatização e refrigeração, porém, ainda é muito comum a política de preços bem abaixo do mercado. Acredito que o técnico deve ficar com olhos e ouvidos atentos, sempre acompanhando as atualizações no mercado para não ficar para trás. Existe mão de obra muito boa sim, mas também, existem profissionais que, às vezes, não conseguem valorizar ou não sabem o valor da sua mão de obra e isso acaba atrapalhando tanto ele mesmo quanto os outros profissionais”.

Ele enxerga o mercado de climatização com um crescimento absurdo nos próximos cinco anos e quem estiver preparado vai colher bons frutos, pois o ar-condicionado deixou de ser luxo e virou necessidade.

“Hoje, os fabricantes enxergam o instalador como amigo e querem trazê-los para perto. Isso foi muito positivo para o mercado, proporcionando ao instalador a consciência de que juntos somos mais fortes e por sua vez, o fabricante está procurando a cada dia melhorar seus equipamentos e facilitar a instalação para nós”.


A vitrine do seu negócio

“Nunca deixe de se especializar e seja honesto com seus clientes, pois eles são a vitrine do seu negócio, irão fazer o seu marketing e abrir inúmeras possibilidades através de indicações, além das redes sociais, que hoje são nossas aliadas para divulgarmos nosso trabalho, atualização profissional, entre tantas outras coisas, como ajudar um colega de profissão, tornando tudo mais fácil”. Roberto mantém seus canais digitais, tanto pessoal como profissional, no Youtube (Roberto Utida), onde apresenta várias dicas e obras que realiza dia a dia. Já no Facebook, ele tem seu perfil pessoal, mas sempre postando informações sobre seu trabalho, além de momentos em família. E no Instagram, alimenta o perfil profissional, o Ecoar_arcondicionadosp, além do perfil pessoal.

“Acredito que as redes sociais são ótimas opções para você mostrar seu trabalho, prospectar novos clientes e fidelizar os atuais. Mas, hoje nosso melhor marketing ainda é a famosa “boca a boca’”. Muito feliz com sua carreira profissional, Roberto comemora o convite feito este ano, por Anderson Bruno, para integrar o Esquadrão do Clima da LG do Brasil.

“Tenho muito a agradecer! Tanto profissionalmente como na vida pessoal. Sou o caçula de três filhos, nasci em São Paulo, e vim de uma família de feirantes, meus pais, que sempre me ensinaram a investir muito sangue e suor para alcançarmos onde queremos chegar”.

Casado há oito anos com Flávia e pai de uma linda e terrível princesa, como ele mesmo diz, Roberto é o tipo de pessoa bem caseira, que curte a vida como ela é, sem reclamar muito. Adora momentos em família, passear no parque aos domingos, viajar, ou até mesmo aquele filme debaixo do cobertor com sua esposa e filha.

“Gosto muito também de mexer com carros, é algo que me ajuda a relaxar. Enxergo a evolução através deles, mas apesar disso, ainda prefiro os antigos. Também curto demais uma praia e, recentemente, adquiri um imóvel no litoral, pensando a longo prazo, onde quero passar os restos dos meus dias quando me aposentar. Agradeço a Deus, a toda equipe da Revista do Frio e Clube do Frio, a minha família por sempre me apoiar e aos meus amigos que sempre torceram pelo meu sucesso”, conclui Roberto.

Tipo de pessoa bem caseira, que curte a vida como ela é, ele adora estar em família