Para Aurélio Cardoso de Sousa, a capacitação técnica é prioridade

Aurélio Cardoso de Sousa é técnico de refrigeração com vasta experiência e conhecimento em campo. Diretor da ACS Refrigeração, localizada em Nova Iguaçu (RJ), ao longo de sua carreira se tornou uma figura proeminente na indústria de refrigeração devido ao seu profissionalismo, habilidades técnicas e compromisso com a excelência.

Publicidade

Começamos essa entrevista com Aurélio descrevendo o privilégio de ter sido escolhido como embaixador do Circuito dos Instaladores, realizado em 2022, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

“Participar deste evento foi uma oportunidade incrível e uma realização para minha carreira profissional! Agradeço também a toda equipe da Revista do Frio e Clube do Frio por participar da edição 2022 do Troféu Oswaldo Moreira, oportunidade que nunca teria se não fosse a Revista”, diz.

Desde cedo, Aurélio demonstrou interesse em compreender o funcionamento dos sistemas de refrigeração. Ele mergulhou de cabeça no estudo dessa área e aprimorou suas habilidades por meio de cursos especializados e atualizações constantes. O conhecimento técnico de Aurélio abrange desde sistemas de refrigeração até aplicações de ar condicionado comerciais complexos. Sua habilidade de diagnosticar problemas, reparar equipamentos e garantir a eficiência operacional dos sistemas de refrigeração e climatização é amplamente reconhecida e valorizada por seus clientes.

“Em 2003, comecei abrindo motor de geladeira e ar-condicionado. Um tempo depois, fui convidado por Marco Aurélio Araújo, engenheiro maranhense que mora no RJ, para trabalhar como ajudante em uma empresa de refrigeração e climatização, onde comecei a me especializar. Continuei na empresa como auxiliar e fazendo trabalhos extras (famoso bico) nas horas vagas. Walnei Costa teve um papel muito importante me ajudando a resolver problemas quando eu ainda não tinha experiência (muitas vezes aos domingos) contribuindo para que eu me tornasse um profissional melhor. Com o passar do tempo, me tornei técnico responsável por contratos da empresa na qual trabalhava. Durante esse período, Antônio Palermo, dono da empresa Marantar, teve um papel fundamental para o meu amadurecimento profissional. Após esse período, em 2010, resolvi sair do emprego e começar a empreender, fundando minha empresa ACS Refrigeração. Continuei me especializando e com o tempo, expandindo minha área de atuação”, informa.

Além de seu trabalho como técnico de refrigeração, Aurélio compartilha seu conhecimento por meio de suas plataformas digitais e acredita na importância de capacitar outros profissionais e disseminar boas práticas na indústria.

“A capacitação técnica tem sido um desafio por causa de novas tecnologias, o que tem exigido cada vez mais conhecimento por parte dos técnicos. Com a evolução dos equipamentos, crescimento do mercado e mais pessoas optando pela área, os refrigeristas perceberam que não podem ficar obsoletos e devem se qualificar cada vez mais”.

Criando pontes

Qualificado e dedicado, ele se destaca por sua experiência, habilidades técnicas e comprometimento com a excelência. Através de suas redes sociais, Aurélio procura ampliar a divulgação do conhecimento, criando uma ponte entre refrigeristas de todo o país, aumento da visibilidade do trabalho e crescimento do setor.  Aos 42 anos, ele tem sua família como seu maior patrimônio.

“Sou casado com a Carla, tenho duas filhas, a Sarah de 19 anos, e a Gabriela, de 18 anos, e consideramos a Amy da família também, uma gatinha encantadora. Sou evangélico e gosto de passar meu tempo na igreja. Gosto de pescar e conversar com meus amigos nos grupos de whats app. Meu hobbie favorito é assistir e fazer lives com meus amigos refrigeristas. O sucesso de cada um está em confiar em si mesmo. O único obstáculo é você, lute pelos seus sonhos e jamais desista”, finaliza.

Família sempre reunida na igreja, onde ele gosta de estar.