Outubro Rosa na Epex

A Epex em parceria com a Revista do Frio promoveu ontem (21/10), em Blumenau (SC), o Outubro Rosa, envolvendo a participação de mulheres reconhecidas no setor de HVAC-R como Jossineide Viana, Amanda Esteves e Jessyka Horn. A iniciativa contemplou uma visita à fábrica e um bate papo com a equipe de mulheres da Epex sobre a presença feminina no setor e a importância dos exames preventivos para evitar o câncer de mama, dividindo experiências. Integrada por Sheila Jonas, coordenadora vendas SP e Jucimara Crispim, gerente comercial, no final do dia foi realizada uma live comandada por Gustavo Moreira e Naldo Elias, com a presença da equipe feminina da Epex e as convidadas.

Publicidade

Lançado nos EUA em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, a campanha de conscientização da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama, conhecido mundialmente como Outubro Rosa, tem a finalidade de despertar e incentivar as mulheres a fazer o autoexame das mamas, a mamografia e informar sobre as grandes chances de vencer a doença quando detectada no início. Representada pelo laço cor-de-rosa, foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA).

A partir daí, aconteceram diversas ações voltadas a prevenção do câncer de mama, principalmente sobre a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. No Brasil, a primeira iniciativa aconteceu em 2002, com a iluminação em rosa do Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo (SP). Essa iniciativa partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama. Hoje, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e, por isso, merece tanta atenção. O número de mortes por esse tipo de câncer continua em alta, especialmente por causa de diagnósticos tardios, com a doença em estado avançado. Mesmo sendo um problema recorrente o ano inteiro, o Outubro Rosa faz com que as mulheres parem pelo menos uma vez no ano para cuidarem de si mesmas.