Mayekawa do Brasil apresenta ferramenta da Indústria 4.0

A quarta revolução industrial torna os processos de produção mais eficientes.

A Mayekawa do Brasil, empresa fabricante no segmento de equipamentos e soluções para sistema de refrigeração industrial, também disponibilizará ao mercado soluções inteligentes para segmentos industriais, inclusive para serviços de manutenção, como o sistema de acesso remoto e monitoramento online.

Publicidade

A plataforma permite aos usuários monitoramento online durante 24 horas, em todos os dias da semana. Através da análise da vibração do compressor, o monitoramento remoto permite acompanhar a performance do sistema de refrigeração ou mesmo do compressor para rápido diagnóstico, que consegue identificar e solucionar problemas antes que eles se tornem em falhas, evitando assim paradas desnecessárias.

O diretor da área de assistência técnica da Mayekawa, Nilton Pitarello explica que “de acordo com moderno método de análise online de dados é realizada a coleta das informações do sistema de refrigeração com leitura das variáveis, que são processadas de acordo com cada condição específica, prevendo falhas e danos através de curvas de tendência em tempo real e classificação por nível de criticidade”.

O acompanhamento pode ser feito por uma equipe, que acompanhará remotamente e informará com antecedência o cliente sobre as questões do sistema. “Também é possível que o próprio cliente faça a gestão online do sistema de refrigeração, indicando pró ativamente pontos para manutenção preventiva e preditiva”, indica o engenheiro de projeto Cecílio Duarte.

Quanto à operação da plataforma, ela é bem simples: “pode ser acessada através de qualquer dispositivo com capacidades de acesso à internet, como notebooks, tablets e smartphones”, diz o engenheiro. Além disso, todos os dados gerados ficam armazenados na nuvem com toda a segurança.

Duarte elenca outros diferenciais do Monitoramento Remoto 4.0: “com esta plataforma é possível enviar mensagens via e-mail e SMS tanto para o cliente quanto para a equipe Mayekawa de sobreaviso; observa-se aumento do rendimento e bom desempenho do sistema de refrigeração; há a redução do tempo de parada com manutenções; além da otimização do tempo de resposta do suporte técnico”, garante.

A ferramenta já atende indústrias de segmentos diversos, como Alimentícia, de Bebidas e Química.

May – Outra novidade na plataforma de monitoramento remoto é a comunicação através de chatbot e a atendente virtual May, que deve estar ativa a partir de março.