Jovem empreendedor lidera expansão da Náutica Refrigeração em SP
Vinte anos após começar a operar no mercado do frio com serviços de assistência técnica e manutenção de peças e equipamentos e há apenas quatro atuando diretamente no varejo, a Náutica Refrigeração vive um especial momento de expansão.
A nova fase da empresa sediada no bairro Ocian, na Praia Grande (SP), fundada por Marcelo de Souza Pinto, pai do sócio-proprietário e atual gerente comercial, Gabriel de Souza Pinto, mescla a experiência do patriarca com a juventude e flexibilidade do filho, hoje com 23 anos de idade.
O comércio especializou-se em refrigeração em geral, com destaque para linha branca e climatização, tendo um grande mix de insumos, peças e equipamentos que podem ser encontrados tanto na loja física, na Rua Teófila Vanderlinde, 899, quanto na internet.
À frente do processo de expansão da companhia, Gabriel começou a se interessar pelo negócio da família aos 17 anos, quando passou a trabalhar com o pai na loja. No meio do caminho, percebeu que poderia alcançar mais clientes vendendo pela web.
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“Ao trabalhar com meu pai, vi que quem ganha dinheiro, mesmo, são as lojas. Fui ganhando R$ 40, R$ 50 por dia com ele, e juntando, porque eu queria comprar um carro, como qualquer adolescente. Mas decidi, junto com meu pai, comprar peças e colocar na internet, pois naquela época poucos no setor vendiam desse jeito. Nosso primeiro fornecedor foi a CP Placas Eletrônicas, da área de linha branca. Pagamos à vista o primeiro pedido, sem precisar nos endividar. Foi assim que comecei a vender no Mercado Livre e hoje, além do site da loja, estamos presentes em mais de 15 marketplaces”, conta o empresário.
Segundo ele, no começo do caminho, a maior dificuldade encontrada pela empresa novata foi a falta de credibilidade com o fornecedor, para que ele liberasse crédito para compras. Só com a CP Placas Eletrônicas foi um ano inteiro de negociações para obter este benefício.
As vendas na internet explodiram, muito pelo impulsionamento causado pelo Google Ads (principal serviço de publicidade da Google) em conjunto com técnicas de SEO (estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca), além de constantes consultorias nesta área.
A rápida expansão levou a uma corrida por acertar questões ligadas a documentações, posto que a alta demanda por produtos em todo o Brasil levou à contratação de vários funcionários.
O crescimento nas encomendas já está levando ao planejamento de mudança de endereço, para um local mais espaçoso, visto que atualmente a empresa recebe de 300 a 400 pedidos diariamente.
“Não temos mais espaço aqui. Havia quatro pessoas embalando pacotes o dia inteiro, e mesmo assim não conseguíamos fazer tudo. Então, para se adaptar, por exemplo, às regras do e-commerce, modificamos a embalagem, buscando meios mais rápidos e eficientes de fazer esse atendimento. Ao mesmo tempo, avaliamos continuamente o método empregado pelo funcionário para fazer as embalagens com segurança e rapidez”, explica.
Além da Náutica Refrigeração, Gabriel ainda é dono da indústria GBMak, marca com a qual produz equipamentos para higienização e peças para linha branca, como sensores, placas eletrônicas e filtros. Ambas as empresas têm 24 funcionários.
A empresa vende principalmente peças eletrônicas em geral, consideradas produtos de alto valor agregado, vindo logo em seguida a linha de ferramentas, hoje com um mix de 2,5 mil itens diferentes à disposição.
Considerada por Gabriel como carro-chefe da GBMak, a máquina GBMak Clean, de fabricação própria e voltada à limpeza de ar-condicionado, tem feito muito sucesso entre os refrigeristas. Desenvolvido há dois anos apenas, o equipamento possui quatro modelos disponíveis, com capacidades para cinco, oito e 16 litros (com um ou dois painéis).
“Começamos vendendo uma máquina a cada três meses. Fazíamos o processo de ramificação no Google, atuando nos grupos e redes sociais para fazer a marca conhecida, um trabalho de um ano. Até hoje já vendemos mais de 2,5 mil máquinas para todo o Brasil. Em média, comercializamos dez por dia”, revela.
Como autorizada para a vendas de ferramentas da Mastercool e Testo, a empresa praia-grandense destaca-se ainda na comercialização de manifolds eletrônicos, balanças e recolhedoras, equipamentos de alto valor agregado.
Embora a economia esteja recessão técnica, os negócios da Náutica Refrigeração continuam crescendo de forma cadenciada, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Sul, além de Minas Gerais. “Continuamos sempre confiantes que as coisas vão melhorar”, complementa.