IFSC abre inscrições para cursos técnicos em Florianópolis, Palhoça e São José
Processo seletivo oferece vagas gratuitas em áreas como refrigeração e climatização, com início em 2026
O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu inscrições para os cursos técnicos do primeiro semestre de 2026 na Grande Florianópolis. São mais de 400 vagas distribuídas entre os câmpus de Florianópolis, Palhoça e São José. O prazo vai até 25 de setembro de 2025.
As formações são gratuitas e se dividem em três modalidades: Ensino Médio Técnico para quem concluiu o Ensino Fundamental; Subsequente, voltado a quem já terminou o Ensino Médio; e Concomitante, para estudantes que cursam o Ensino Médio em outra instituição, mas desejam realizar a formação técnica no IFSC.
O processo seletivo varia conforme o curso. Algumas vagas serão preenchidas por meio de prova de classificação, outras por sorteio público.
No câmpus Florianópolis, há oportunidades em áreas como edificações, eletrônica, eletrotécnica, mecatrônica, química, saneamento, agrimensura, desenvolvimento de sistemas, geoprocessamento, enfermagem, mecânica, meio ambiente, meteorologia e segurança do trabalho. Já o câmpus Florianópolis-Continente concentra vagas em turismo, alimentação e hospitalidade, com opções em gastronomia, guia de turismo nacional e América do Sul, nutrição e dietética, panificação e restaurante e bar.
O câmpus Palhoça Bilíngue oferece formações voltadas à comunidade surda, como o curso técnico em serviços e produtos bilíngues (Libras/Português), além de design gráfico e tradução e interpretação de Libras-Português.
Em São José, estão abertas vagas em laboratório de ciências da natureza, telecomunicações e nos cursos técnicos em refrigeração e climatização. Nesta unidade, também há vagas subsequentes em refrigeração e climatização para candidatos que já concluíram o Ensino Médio.
As inscrições devem ser feitas pelo portal de ingresso do IFSC. Para cursos com sorteio, não há taxa. Para os que exigem prova, a taxa é de R$ 55, com possibilidade de isenção até 12 de setembro de 2025 para inscritos no CadÚnico, doadores regulares de sangue e participantes do Programa Partiu IF. A prova será aplicada em 19 de outubro de 2025.
Metade das vagas é destinada a estudantes de escolas públicas. Dentro dessa reserva, há cotas específicas para pessoas de baixa renda, com deficiência e estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
As primeiras chamadas serão divulgadas em 11 de novembro (sorteio) e 12 de dezembro de 2025 (prova).