Cilindro do gás refrigerante à base de HFO Solstice L41y desenvolvido pela Honeywell

Honeywell lança rival do R-32

A Honeywell acaba de anunciar a disponibilidade comercial do R-452B, um fluido refrigerante levemente inflamável (A2L) de menor potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) desenvolvido para substituir o R-410A.

Publicidade

Visto como um concorrente direto do R-32, o R-452B está sendo comercializado pela indústria química norte-americana como Solstice L41y.

Assim como o R-410A – uma mistura de R-32 (50%) e R-125 (50%) –, este novo refrigerante usa os mesmos dois componentes, mas desta vez com a adição de 26% de R-1234yf , 67% de R-32 e apenas 7% de R-125.

Esta combinação proporciona ao R-452B um GWP de 676, índice aproximadamente 67% menor que o do R-410A. O fabricante revela que ele oferece temperaturas de descarga semelhantes às do R-410A e eficiência energética 5% maior.

Segundo a Honeywell, o Solstice L41y possibilita uma carga até 10% menor em comparação com o equipamento existente que usa o R410A.

A empresa também afirma que seu envelope de operação mais amplo permite que o equipamento alcance temperaturas de evaporação baixas, superando o R-32 no modo de aquecimento e atingindo temperaturas mais altas em bombas de calor e chillers.

“A Honeywell está trabalhando em estreita colaboração com fabricantes globais de equipamentos e componentes para otimizar o Solstice L41y para aplicações de bombas de calor e chilles, nas quais os clientes desejam alcançar alta eficiência de aquecimento e resfriamento, mantendo os custos reprojetados baixos”, disse Julien Soulet, vice-presidente e gerente geral da divisão de produtos fluorados da Honeywell na Europa, Oriente Médio e África.

Recentemente, a companhia também anunciou o desenvolvimento do R-466A, uma nova alternativa não inflamável ao R-410A em sistemas de ar condicionado estacionário com um GWP de 733. Este novo gás, porém, só deve ser lançado comercialmente no ano que vem.