Envelopamento, um mercado em expansão

Arte de proteger e transformar equipamentos antigos e novos continua a florescer no País.

A prática de envelopar freezers e ares-condicionados comerciais e residenciais tem crescido em ritmo acelerado no Brasil. Essa tendência é motivada por diversas vantagens que o envelopamento proporciona, incluindo economia, proteção dos equipamentos e estética atraente.

Publicidade

O envelopamento, que originalmente ganhou popularidade em carros e frotas de veículos comerciais, é uma prática que utiliza uma película de vinil adesiva para cobrir a superfície externa de um objeto. No caso de freezers, refrigeradores, micro-ondas e ares-condicionados, a película proporciona uma proteção adicional contra danos e desgastes causados pelo uso contínuo e exposição a elementos externos. Empresas e consumidores de todo o País têm adotado o envelopamento por sua funcionalidade e apelo estético.

A personalização oferecida pelo envelopamento permite que as empresas se alinhem à sua identidade visual, destacando sua marca em um ambiente comercial cada vez mais competitivo. Uma grande vantagem do envelopamento é a sua relação custo-benefício. Em vez de substituir um freezer ou ar-condicionado inteiro por causa de danos estéticos ou pequenos arranhões, a aplicação de um envoltório de vinil pode fazer com que o equipamento pareça novo novamente. Isso é particularmente útil para empresas e pessoas físicas que buscam economizar recursos sem sacrificar a aparência desses aparelhos.

A demanda por esses serviços tem impulsionado o crescimento de empresas especializadas em envelopamento, resultando na criação de empregos e no fomento à economia local. Com as novas tecnologias, a qualidade do vinil e a habilidade dos instaladores têm melhorado, aumentando a durabilidade e a aparência do produto final.

Como qualquer prática, o envelopamento de freezers e ares-condicionados requer profissionalismo e atenção aos detalhes. A instalação inadequada pode levar a bolhas de ar, rugas e descolamento prematuro da película. Portanto, é essencial contratar profissionais experientes para garantir melhores resultados.

É o que diz o empresário da zona leste de São Paulo Edson Rillo, um veterano da indústria com mais de duas décadas de experiência no ramo de comunicação visual e envelopamento.

Rillo começou sua carreira no envelopamento aos dez anos de idade, inicialmente trabalhando com veículos. A partir daí, sua paixão pelo segmento o levou também à linha branca. Para ele, a arte de proteger e transformar equipamentos antigos e novos por meio do envelopamento continua a florescer. Segundo o profissional, a demanda por envelopamento no Brasil tem aumentado acentuadamente. “Hoje, a demanda de adesivo no Brasil está muito alta. As pessoas procuram adesivo para tudo, desde carros até para eletrodomésticos”, comenta.

A vantagem principal do envelopamento, reforça Rillo, é a transformação que ele permite. “Um equipamento usado e desgastado pode parecer novo novamente com uma película de vinil, evitando a necessidade de substituição, o que prolonga a vida útil dos produtos e contribui para a redução do descarte”, salienta.

Segundo Rillo, o processo de envelopamento é relativamente rápido, demorando, em média, cerca de quarenta minutos para um único equipamento. No entanto, a qualidade do envelopamento é crucial e ele acredita que a tecnologia tem aprimorado constantemente a eficiência e a viabilidade dos adesivos.

“Tem pontos negativos no envelopamento? Não tem. Só existem coisas boas nele”, afirma. Seu conselho para empresas e consumidores que estão considerando envelopar algum produto é positivo e encorajador: “Não tenha medo. O envelopamento é maravilhoso. Adesivo é tudo de bom. Não tem erro. Não tem como errar”.

Rillo também vê um futuro promissor para o envelopamento de equipamentos de refrigeração e ar condicionado no País. Ainda que muitos brasileiros não estejam familiarizados com a prática, ele volta a salientar que o reconhecimento e a demanda estão crescendo.

“As personalizações com o envelopamento são infinitas. Tudo vai de um bom profissional para fazer um bom trabalho ou um projeto bem realizado e tudo fica muito perfeito.”