Eletrofrio lança sistema frigorífico com R-290 na Apas Show

Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), a Eletrofrio está apresentando na Apas Show deste ano um sistema de refrigeração comercial que utiliza o propano (R-290) como fluido refrigerante.

Publicidade

Além do baixíssimo potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) da substância, o fabricante destaca que “a novidade representa um marco na evolução sustentável do Brasil e contribui para que o País atinja a meta do Protocolo de Montreal de eliminar a utilização de gases nocivos [à camada de ozônio] até 2040”.

Atualmente, o Brasil é o nono maior consumidor mundial de hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) e o quinto entre os países em desenvolvimento. O objetivo do governo brasileiro é eliminá-los em 35% até 2020 e 67,5% até 2025.

Como a solução faz parte do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFC (PBH), ela será de domínio público e ficará disponível para ser utilizada por toda a cadeia de refrigeração comercial do País, informa a Eletrofrio.

Inédita na América do Sul, a tecnologia acaba de ser implantada no hipermercado Condor Wenceslau Braz, em Curitiba (PR), inaugurado no dia 3 de abril.

“Estamos à disposição dos supermercadistas que desejam dar um passo à frente em termos de sustentabilidade. Além disso, também estamos recebendo em nosso estande as empresas da concorrência para apresentar a inovação e, juntos, caminharmos para a construção de um Brasil mais moderno e sustentável”, ressalta o diretor de marketing e vendas do fabricante, Roberto Weidner.

A principal feira mundial do setor supermercadista, que começou ontem (6) em São Paulo, prossegue até a próxima quinta (9), no Expo Center Norte. Além da Eletrofrio, outros grandes nomes do setor – entre os quais Arneg, Bitzer, Chemours, Danfoss, Full Gauge, Superfrio e Thermo Industrial – estão presentes na mostra.