AUSTRÁLIA – Inventor do Turbocor lidera desenvolvimento de novo ar-condicionado com menor consumo de energia
Ron Conry, da Conry Tech, trabalha na criação do BullAnt, sistema de HVAC descentralizado que promete reduzir custos e emissões
AUSTRÁLIA – O engenheiro australiano Ron Conry, inventor do compressor sem óleo Turbocor, está à frente de uma nova iniciativa para desenvolver um sistema de ar-condicionado de baixo consumo energético. A Conry Tech, empresa fundada por Conry, obteve recentemente AUD$ 13 milhões (cerca de US$ 8,4 milhões) em investimentos, após receber um aporte adicional de AUD$ 3 milhões (US$ 1,9 milhão) em rodada inicial. Uma nova captação Série A está prevista para 2026.
O capital será usado para a construção do BullAnt, sistema de climatização descrito pela empresa como capaz de reduzir pela metade os custos de energia em edifícios comerciais e eliminar até um bilhão de toneladas de emissões de CO₂. O projeto é liderado por Conry e pelo cofundador e CEO Sam Ringwaldt, que também é responsável pelo desenvolvimento técnico do equipamento.
O BullAnt é uma solução de HVAC descentralizada, projetada para transferir calor entre diferentes áreas de um edifício, evitando o uso intensivo de energia externa. De acordo com documentos de patente, o sistema utiliza micro resfriadores conectados a um circuito primário de água. Esses módulos atuam tanto no aquecimento quanto no resfriamento, controlados por um sistema de regulação térmica que ajusta a temperatura da água circulante.
Desenvolvido integralmente na Austrália, o BullAnt recebeu financiamento liderado pela empresa de investimentos em tecnologia climática Audacy. Segundo Ringwaldt, o projeto foi construído “do zero”, sem componentes prontos, após cinco anos de pesquisa e desenvolvimento.
Com experiência de seis décadas no setor, Conry afirmou que o mercado de ar-condicionado “praticamente não mudou” nesse período. Segundo ele, a busca por metas globais de emissões líquidas zero exige “inovação genuína” para reduzir o impacto ambiental do HVAC.
Conry, que transferiu sua operação Turbocor para a América do Norte em 1999 e participou da implantação de 30 fábricas no mundo, agora pretende fabricar o BullAnt em território australiano.