Agência holandesa apreende estoque ilegal de R-134a
Uma blitz realizada no início deste mês num depósito de autopeças em Roterdã, na Holanda, resultou na apreensão de mais de 1,6 tonelada do fluido refrigerante R-134a, uma das substâncias controladas pela legislação europeia pertinente aos gases de efeito estufa fluorados (f-gases, em inglês).
A Inspetoria de Meio Ambiente e Transporte dos Países Baixos, trabalhando em uma denúncia das autoridades alfandegárias holandesas, descobriu 123 cilindros – descartáveis e ilegais – de 13,6 quilos que haviam sido importados fora do sistema de cotas da União Europeia.
Desde o ano passado, o site britânico Cooling Post tem relatado uma série de violações no segmento. Aumento de preços e problemas no fornecimento de hidrofluorcarbonos (HFCs) de alto potencial de aquecimento global (GWP) incentivaram o contrabando e as importações ilegais de gases em cilindros descartáveis, revela a publicação.
- Chemours inaugura maior fábrica de R-1234yf do mundo
- Carga de inflamáveis em sistemas de refrigeração deve subir para 500 g
- Certificação garante segurança dos fluidos refrigerantes Forane
No início do ano, o Coolektiv exigiu ações poder público depois de ter revelado que a quantidade de refrigerantes ilegais vendidos no bloco econômico no ano passado foi equivalente a 20% da cota legal de comercialização de f-gases.
O grupo alemão de especialistas em refrigeração também expressou temores de que os produtos ilegais estejam contaminados e possam colocar os usuários em risco.
Referindo-se às explosões e mortes causadas por R-134a contaminado em 2011, o Coolektiv disse que “os riscos de acidentes seguidos por ferimentos e danos materiais não podem ser rejeitados na situação atual”.
O grupo também aponta que o uso de refrigerantes fora dos padrões definidos pela Ashrae gera um efeito negativo na eficiência dos sistemas de refrigeração e ar condicionado.