Daikin desenvolve refrigerante para carros elétricos

Mistura à base de HFO reduz consumo de energia dos sistemas de aquecimento e refrigeração em automóveis desse tipo, diz fabricante

A Daikin desenvolveu um fluido refrigerante à base de hidrofluorolefina (HFO) para uso em carros elétricos. A nova substância, chamada de D1V140, é mais eficiente do que o HFO-1234yf, segundo a empresa japonesa.

Publicidade

A mistura, informa a companhia, é projetada para reduzir o consumo de energia dos sistemas de aquecimento e refrigeração em automóveis eletrificados e, assim, melhorar seu desempenho.

Ao contrário dos veículos com motor de combustão interna, os elétricos não podem usar, no inverno, o calor residual do motor para aquecer o interior e, dessa forma, consomem a energia da bateria.

Pesquisas anteriores mostraram que a capacidade de um sistema de bomba de calor com R-1234yf é reduzida em até 40% quando a temperatura ambiente cai de 0 ℃ para -10 ℃. Isso é considerado um problema significativo em climas mais frios pelos fabricantes de motores.

O novo refrigerante da Daikin é uma mistura composta por 77% de R-1234yf e 23% de R-1132(E). Não se sabe muito sobre o R-1132(E), mas alguns especialistas acreditam ele possua um potencial de aquecimento global (GWP) de apenas 3. A Daikin, porém, afirma que seu GWP é menor do que 1.

Avaliações iniciais, segundo a empresa, mostram que o refrigerante oferece bom desempenho para a função de bomba de calor em veículos elétricos em regiões frias e bom desempenho de refrigeração em climas quentes.

A Daikin diz que está trabalhando com Associação de Engenheiros Automotivos (SAE International) para confirmar a segurança e o desempenho da nova mistura (D1V140) e do R-1132(E), que foram submetidos, no mês passado, para homologação na Ashrae. Acredita-se que ambos serão classificados como levemente inflamáveis (A2L).

Várias patentes foram registradas pela Daikin para o R-1132(E), tanto para sua produção quanto para sua aplicação em uma variedade de combinações diferentes, incluindo o D1V140.

Segundo o fabricante, o R-1132(E) é uma das três formas possíveis, ou isômeros, de difluoretileno. Todas possuem a mesma composição química, mas são diferenciadas por seu arranjo de átomos. Os outros isômeros são o R-1132(Z) e o R-1132a, um refrigerante recentemente homologado na Ashrae pela mexicana Koura.