Alimentação com segurança: importante para humanos e animais
Que os brasileiros amam seus animais de estimação é um fato. De acordo com o IBGE, já são mais de 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos em residências pelo país. Por isso, da mesma forma que é importante se pensar nos alimentos colocados à mesa, também é preciso garantir a qualidade do que o é servido para o “melhor amigo”.
A Special Dog, fabricante de alimentos para cães e gatos, com sede em Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, passou a contar com o apoio da tecnologia para isso. Em 2017 a empresa implementou o gerenciamento remoto como forma de garantir o controle total das suas instalações.
O Sitrad, sistema desenvolvido pela Full Gauge Controls, foi o escolhido. Como já utilizavam os controladores da marca, foi preciso apenas fazer alguns ajustes na configuração dos equipamentos para obter o aproveitamento de todas suas funcionalidades.
Entre os maiores benefícios desta tecnologia, o técnico em refrigeração da Special Dog, Thiago Bancatelli, destaca a possibilidade de responder com agilidade a qualquer alteração, graças aos alarmes enviados pelo software, sempre que algum parâmetro foge do que foi estabelecido. Assim, é possível evitar paradas desnecessárias na linha de produção ou até a perda de matéria-prima.
“Certa vez, tínhamos 45 toneladas de produto em uma câmara fria, na qual um técnico efetuou um ajuste na temperatura sem colocar o sinal negativo, trocando de -24,4ºC para 25ºC. Ao recebermos os avisos, tivemos a possibilidade de avaliar com agilidade qual seria a melhor alternativa e corrigir o problema, evitando danos aos itens armazenados”, ressalta.
Inicialmente, a empresa monitorava apenas a temperatura de Centros de Processamento de Dados (CPDs) e Centrais de Comando de Motores (CCM’s). Posteriormente, começaram a usar os controladores da Full Gauge Controls para supervisionar a qualidade da energia fornecida ao prédio que é alimentado por placas solares.
“Passamos a verificar os níveis de tensão, corrente, fator de potência e potência consumida, avaliando as informações pelo Sitrad”, destaca Bancatelli. A fabricante conta ainda com o suporte da ferramenta para controlar os dados de duas câmaras frias para armazenamento de carnes e produtos, câmaras de recebimento e antecâmara, duas salas de processo, laboratórios, centros de controle e salas de reunião.
Para isso, entre os modelos utilizados estão o controlador MT-530E super (nos CPD’s, CCM’s, salas e laboratórios), o TC-900E log (nas câmaras frias de congelados) e o MT- 512E log (em salas de processo), além dos conversores TCP-485 (na comunicação dos equipamentos). No que diz respeito ao acesso e análise dos dados fornecidos, a equipe de manutenção da empresa é a responsável, por meio do Sitrad Mobile, com o suporte de um técnico na base, do gestor de manutenção, que fica atento à qualidade da energia, do gerente de projetos e da diretoria.
Além da facilidade de resposta sempre que há alguma alteração, outro ponto positivo do sistema, destacado pela equipe da Special Dog, é que ele pode ser baixado gratuitamente (em www.sitrad.com.br), não há taxa de utilização e para obter as informações basta um dispositivo (tablet, computador ou celular) conectado à internet.
Paras Bancatelli, estes fatores democratizam o uso, tornando a tecnologia algo possível para companhias de todos os tamanhos, que primam por uma operação integrada, na qual a excelência do produto final é garantida.