Gerenciamento remoto em alto mar

Para ter a segurança de passar muitos meses em alto mar e minimizar a chance de imprevistos, é preciso ter plena confiança nos instrumentos que equipam uma embarcação. Por este motivo, a equipe técnica da Marinha do Brasil responsável pelo veleiro Cisne Branco resolveu substituir todos seus controladores de temperatura no início deste ano.

Publicidade

O processo de instalação dos novos dispositivos, agora integralmente fabricados pela Full Gauge Controls, já está finalizado. O objetivo principal foi deixar o navio pronto para duas importantes regatas internacionais que acontecem no meio deste ano.

De acordo com o sargento eletricista Guilherme Soares, a possibilidade de usar o Sitrad, sistema de gerenciamento remoto desenvolvido pela Full Gauge Controls, também foi uma das razões para optarem pela marca.

“Além da confiabilidade e simplicidade no manuseio dos equipamentos, com interfaces que podem ser acessadas facilmente, ainda temos todas as funcionalidades do sistema, disponíveis de forma gratuita”, destaca.

O download do software é grátis (em www.sitrad.com.br) e para usá-lo é preciso apenas conectá-lo aos controladores da marca e possuir um dispositivo (tablet, computador ou celular) com acesso à Internet. Com os dados e gráficos fornecidos pela ferramenta em mãos, o intuito da equipe é otimizar os processos dentro do navio, e, por consequência, aumentar a eficiência energética.

Entre os produtos selecionados pela Marinha para fazerem parte da embarcação estão: o MT-543E plus (para climatização das duas plantas de ar condicionado), o TC-900E Log (responsável pela câmara de congelados), o MT-512E Log (encarregado da câmara de refrigerados), o PCT-410E plus (para controle da pressão das câmaras frigoríficas), e o RT-607E plus (empregado nos boilers de aquecimento da água do navio).

Todos instrumentos serão conectados ao Sitrad, para que a equipe possa gerenciar os equipamentos e avaliar os dados remotamente com facilidade, ressalta a Full Gauge Controls.

O Cisne Branco representa o Brasil em duas importantes competições internacionais. A primeira é a Rouen Armada, considerada o maior evento do calendário náutico mundial, que iniciou dia 6 e acabou 16 de junho, na França, reunindo 50 embarcações. Depois disso o veleiro seguiu para a Tall Ship Races, que contará com competidores do mundo todo e inicia no dia 3 de julho, passando pela Noruega e Dinamarca.