Sindratar RJ celebra crescimento e formação técnica para o setor

Com 30% de crescimento, mais associados, ampliação de parcerias educacionais e foco em qualificação profissional, entidade reforça seu papel como referência do HVAC-R no Rio de Janeiro.
O Sindratar RJ (Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento do Ar do Estado do Rio de Janeiro), encerrou o ano de 2025 celebrando conquistas expressivas para o setor de HVAC-R no Estado. Em evento realizado dia 11 de dezembro, na sede da entidade no Rio de Janeiro, o sindicato apresentou um crescimento de 30%, resultado de um trabalho consistente de fortalecimento institucional e ampliação de serviços oferecidos ao mercado. Na ocasião, estiveram presentes grande parte da diretoria, membros fundadores da entidade como Aureo Salles de Barros e Álvaro Cesar, associados e convidados.
“Com 53 anos de atuação, o Sindratar RJ construiu uma trajetória marcada pela defesa do setor, pelo fortalecimento das empresas associadas e pela promoção contínua de qualificação técnica. Ao longo dessas décadas, consolidou-se como uma das instituições mais representativas do HVAC-R no país, evoluindo junto às demandas do mercado e ampliando sua relevância institucional”, comenta Aureo Salles de Barros, um dos fundadores da entidade.
Sob a presidência de Leonardo Salles de Barros, do vice-presidente Filipe Colaço, do diretor tesoureiro Gustavo Motchi, e de Ana Luiza Guimarães, diretora executiva, a atual diretoria tem impulsionado um associativismo com propósito, voltado para o desenvolvimento profissional e o impacto social, oferecendo cursos de curta e longa duração dedicados ao setor de HVAC-R. Um dos destaques tem sido o avanço das parcerias com universidades nacionais e internacionais, escolas e instituições de ensino. Entre elas, o CEFET RJ por utilizar laboratório técnico de ponta da entidade, oferecendo formação prática e qualificação de alto nível para seus alunos, além do acordo de colaboração com outros sindicatos patronais da Firjan, o PRODIM – Programa de Desenvolvimento da Indústria Metal Mecânica, focado em desenvolver ações de desenvolvimento da Indústria Metal Mecânica. O sindicato também promove diversas ações sociais, além de programas de capacitação para mulheres da comunidade, incentivando a inclusão feminina no HVAC-R e abrindo novas portas para quem busca oportunidades no setor.
“Em 2025, tivemos a satisfação de qualificar mais de mil alunos por meio dos nossos cursos de curta e longa duração e dos treinamentos práticos realizados no laboratório do Sindratar RJ, fruto da nossa parceria sólida com a Daikin. Esse trabalho confirma nosso compromisso com a formação técnica e com a elevação do padrão de atuação do mercado de HVAC-R. Também avançamos na construção de sinergias com outros sindicatos e associações representativas, fortalecendo interesses comuns e ampliando a capacidade coletiva do setor. Desde a fundação do Sindratar RJ, seguimos em um movimento constante de crescimento, sempre pautados pela proximidade com as empresas, pela atualização tecnológica e pelo investimento em educação”, comemora Leonardo Salles de Barros. “As parcerias com escolas e universidades, como o CEFET, que utiliza nosso laboratório para treinamentos de seus alunos, reforçam a importância do associativismo com propósito, que é um dos pilares que sustentam a nossa entidade. Além disso, mantemos vivo o compromisso social, levando formação básica e oportunidades reais de desenvolvimento profissional às comunidades, especialmente às que mais precisam. Seguiremos ampliando esse trabalho, porque acreditamos que a qualificação transforma vidas, fortalece empresas e eleva todo o nosso setor”, acrescenta.
À frente da diretoria executiva do Sindratar RJ, Ana Luiza Guimarães tornou-se uma das principais vozes femininas da entidade, impulsionando iniciativas de gestão, inclusão e fortalecimento institucional. Em seu depoimento, ela relembra sua trajetória, os desafios iniciais e o impacto transformador de sua atuação na entidade: “Meu papel no Sindratar RJ foi crescendo em cada gestão. Comecei na gestão do Guilherme Mello como a primeira mulher na diretoria da entidade, depois com a Christiane Lacerda e agora com o Leonardo Salles, porém há um ano que assumi a direção executiva, o que foi, sem dúvida, um dos maiores desafios da minha trajetória profissional. Engenheira por formação, no início, enfrentei (e ainda enfrento) barreiras naturais de adaptação para aprender sobre gestão sindical, um universo bem diverso à engenharia. Com o tempo, porém, descobri que estar à frente de uma entidade tão relevante me proporcionou um crescimento extraordinário em vários aspectos profissionais e em networking. Hoje, me identifico muito com a parte da representatividade. Trabalhar pelo associativismo com propósito tem sido uma missão que me inspira diariamente. Também tenho atuado fortemente na captação de patrocínios, na construção de parcerias estratégicas e na gestão da comunicação do Sindratar RJ, contribuindo para posicionar a entidade em um patamar ainda mais profissional e representativo. Fico feliz em ser parte desse movimento em que várias mulheres estão ocupando espaços de liderança, entendo que o setor ganha em sensibilidade, visão generalista e capacidade de mobilização”.
Outras mudanças apresentadas no evento foram em relação ao estatuto da entidade, que agora permite a entrada de empresas MEI, além do acompanhamento próximo da reforma tributária, reforçando o compromisso da entidade em apoiar todos os perfis de negócios e seus associados.

Resumen (Español)
El Sindratar RJ cerró 2025 con un crecimiento del 30%, ampliación del número de asociados y fortalecimiento de su papel como entidad de referencia del sector HVAC-R en el estado de Río de Janeiro. En un evento institucional, el sindicato destacó más de cinco décadas de actuación, la consolidación del asociativismo y el avance de acciones orientadas al desarrollo técnico y empresarial del sector.
La actual gestión resaltó la formación de más de mil alumnos, las alianzas con instituciones como el CEFET RJ, Firjan y empresas como Daikin, además de programas sociales y de inclusión femenina. Los cambios estatutarios y el seguimiento de la reforma tributaria refuerzan el compromiso del Sindratar RJ con la modernización, la educación y el apoyo a distintos perfiles de empresas.
Summary (English)
Sindratar RJ closed 2025 reporting 30% growth, an increase in membership, and stronger positioning as a leading HVAC-R industry organization in Rio de Janeiro. During an institutional event, the union highlighted its 53-year history, consistent institutional development, and a strategic focus on professional training and sector representation.
The current leadership emphasized the qualification of over one thousand students, partnerships with institutions such as CEFET RJ, Firjan, and companies like Daikin, as well as social and women’s inclusion programs. Statutory updates and close monitoring of tax reform underscore Sindratar RJ’s commitment to education, modernization, and support for companies of all sizes within the HVAC-R market.









