Daikin Applied adquire a Chilldyne para expandir soluções de refrigeração líquida em data centers

Compra reforça portfólio da Daikin Applied em sistemas de refrigeração direta ao chip voltados a ambientes de alto desempenho e inteligência artificial.

A Daikin Applied Americas anunciou a aquisição da Chilldyne, empresa sediada nos Estados Unidos e especializada em sistemas de refrigeração líquida por pressão negativa para data centers de alto desempenho e inteligência artificial. O acordo amplia o portfólio da Daikin Applied no segmento de refrigeração líquida direta ao chip, voltado a ambientes de hiperescala e aplicações de IA.

A tecnologia da Chilldyne utiliza uma unidade de distribuição de refrigeração líquida (CDU) patenteada, baseada em um sistema de pressão negativa que fornece refrigeração em nível de chip por meio de placas frias. O método foi desenvolvido para reduzir riscos de vazamento em relação aos sistemas convencionais e otimizar a remoção de calor de GPUs, contribuindo para a redução de custos e proteção do hardware.

Segundo a Daikin Applied, o sistema da Chilldyne simplifica a instalação, reduz custos de hardware e o tempo de inatividade, além de melhorar a eficiência energética. A empresa afirma que a solução é adequada para data centers com uso intensivo de dados.

A aquisição ocorre após a compra da DDC Solutions pela Daikin Applied, em agosto de 2025. A tecnologia de refrigeração líquida da Chilldyne já havia sido integrada aos gabinetes modulares de alta densidade da DDC, formando uma solução combinada para o resfriamento de racks de alta densidade.

“Com a aquisição da Chilldyne, a Daikin Applied está preparada para oferecer um conjunto abrangente de soluções de refrigeração para data centers que atendem às necessidades em constante evolução de nossos clientes e estabelecem um novo padrão de desempenho e disponibilidade”, afirmou Yu Nishiwaki, diretor de operações da Daikin Applied Americas.

“Unir-se à Daikin Applied nos permite expandir rapidamente nosso ecossistema de refrigeração líquida de segunda geração para viabilizar a adoção global em data centers”, declarou o Dr. Steve Harrington, CEO da Chilldyne.