Data Center de IA em Uberlândia terá parcerias com Hitachi, WEG e Munters
Projeto da RT-One, superior a R$ 6 bilhões, prevê capacidade de até 400 MW e conta com participação de multinacionais
A multinacional de tecnologia RT-One anunciou a construção do que será o maior Data Center de Inteligência Artificial da América Latina, na região Oeste de Uberlândia (MG). O empreendimento terá investimento inicial de mais de R$ 6 bilhões e ocupará uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados às margens da MGC-497, rodovia que liga o município a Prata.
A primeira fase do projeto prevê capacidade instalada de 100 MW, com expansão projetada para até 400 MW. O centro utilizará 100% de energia renovável e tecnologias de refrigeração avançadas, incluindo soluções da Hitachi, WEG e Munters, além de outras parceiras como Siemens, Vertiv, Schneider Electric, Engemon Construtora, Multiway Infra e Uniube.
A apresentação do plano ocorreu no Centro Administrativo Municipal de Uberlândia, com a presença do prefeito Paulo Sérgio, do CEO global da RT-One, Fernando Palamone, e do vice-presidente global, Ricardo Simões.
Segundo Palamone, a escolha por Uberlândia está ligada à estratégia da companhia de ampliar a infraestrutura digital no país. O executivo afirmou que data centers robustos e soberanos são essenciais para a economia digital e destacou a importância da iniciativa para geração de empregos e capacitação de profissionais.
A RT-One, presente nos Estados Unidos, México, Suíça e Brasil, atua em segurança cibernética, computação em nuvem e inteligência artificial, com iniciativas de carbono zero e desenvolvimento de data centers no Brasil, incluindo também um projeto em Maringá (PR).
Fonte: www.uberlandia.mg.gov.br