EUA – Guterres pede implementação plena da Emenda de Kigali
No Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, secretário-geral da ONU reforça apelo por ação climática
EUA – O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu nesta terça-feira (16) que os governos ratifiquem e implementem integralmente a Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, que prevê a eliminação gradual dos hidrofluorcarbonetos (HFCs).
A declaração foi feita no Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. Guterres destacou que a Convenção de Viena e o Protocolo de Montreal, em vigor há quatro décadas, representam um exemplo de cooperação internacional que permitiu a recuperação gradual da camada de ozônio.
Segundo o secretário-geral, a implementação total da Emenda de Kigali poderia evitar até 0,5°C de aquecimento global até o fim do século. Combinada a medidas de eficiência energética em sistemas de resfriamento, a redução poderia ser ainda maior.
Apesar dos avanços, Guterres alertou que os cientistas registram o aumento das temperaturas globais, já 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Ele instou os países a refletirem os compromissos no âmbito de Kigali em seus novos planos climáticos nacionais, conhecidos como contribuições nacionalmente determinadas.
“Cada fração de grau importa. Cada ação conta”, disse. Guterres concluiu pedindo a renovação do compromisso internacional para preservar a camada de ozônio e proteger o planeta para as gerações futuras.