Fujitsu completa 45 anos no Brasil e apresenta novidades

Marca aposta em tecnologia, atendimento ao consumidor e soluções sustentáveis para a crescente demanda de ar-condicionado no Brasil e no mundo.

Completando 45 anos de atuação no país, a Fujitsu General do Brasil reuniu a imprensa especializada do setor de HVAC-R em evento realizado dia 29/04, para anunciar novidades e a chegada do diretor-presidente Tsutomu Kunishima, que assume a liderança da operação com o compromisso de fortalecer ainda mais a presença da marca no Brasil e ampliar o diálogo com o consumidor local.

“É muito gratificante assumir o cargo de liderança da Fujitsu General no Brasil, em um momento tão estratégico para a empresa. Pretendo dar continuidade às transformações iniciadas, fortalecendo a cultura de inovação e colaboração com nossa equipe e parceiros. O mercado brasileiro possui um grande potencial e estou comprometido em ampliar a nossa presença, sempre entregando soluções de climatização que combinem eficiência, tecnologia e sustentabilidade”, ressalta Kunishima.

Durante o evento, ainda foram apresentadas as inovações da empresa e as principais tendências do setor, destacando o crescimento dos modelos com tecnologia inverter, que oferecem maior eficiência energética e menor consumo, solução que responde à demanda por sustentabilidade e redução de custos operacionais. Com foco semelhante, há uma crescente adoção de gases refrigerantes ecológicos, como R-32, e CO2, alinhando a indústria às metas ambientais globais.

“O consumidor brasileiro é orientado para preço, porém notamos um aumento de clientes mais exigentes com a qualidade e buscando produtos que combinem conforto, tecnologia e sustentabilidade. Há um interesse crescente por modelos que sejam silenciosos, eficientes, com menor impacto ambiental e com integração com soluções inteligentes, permitindo controle remoto via aplicativos”, afirma Raimundo Ribeiro, diretor comercial da Fujitsu General do Brasil.

Atualmente, a Fujitsu General, que iniciou sua trajetória no Brasil em 1980, já produz 100% da linha Essencial no país, enquanto a linha Premium Airstage segue importada. Em 2024, a empresa lançou o primeiro e-commerce do grupo e o país foi o escolhido para iniciar esse modelo de negócio.

“A estreia do e-commerce representa um passo significativo para a empresa em todo o mundo. Tivemos o Brasil fazendo o lançamento deste novo e importante projeto com o propósito de fortalecer a conexão com o consumidor e oferecer soluções de forma mais prática, acessível e alinhada às suas necessidades”, diz Ribeiro. “A inovação está no nosso DNA. Fomos pioneiros em trazer ao Brasil produtos equipados com a tecnologia inverter em 2005, que melhora a eficiência energética e reduz o consumo de eletricidade. Também estamos investindo no uso do gás refrigerante R-32, que tem menor impacto ambiental”, complementa o diretor.

Outro destaque anunciado foi a reinauguração em 2024 do centro técnico de treinamento, na Avenida Paulista, em São Paulo. O espaço de 210 m2 abriga showroom, recepção e salas de capacitação.