Johnson Controls e Hitachi vendem joint venture europeia de ar condicionado para Bosch

JAPÃO – EUA – ALEMANHA – Em uma transação avaliada em US$ 8,1 bilhões, a Johnson Controls e a Hitachi confirmaram a venda de sua joint venture europeia de ar condicionado para a fabricante alemã Robert Bosch. O negócio inclui também o setor de tubulações na América do Norte e a joint venture residencial global com a Hitachi, onde a Johnson Controls detém 60% e a Hitachi possui 40%.

Publicidade

Como parte do acordo, a fábrica da Johnson Controls-Hitachi (JCH) em Shimizu, importante centro de desenvolvimento e fabricação de equipamentos comerciais de ar condicionado, será transferida para a Hitachi Global Life Solutions Inc (Hitachi GLS). A nova empresa, agora com a Bosch como acionista majoritária, e a Hitachi GLS estabelecerão um acordo de licença de marca, permitindo à nova entidade continuar fornecendo equipamentos de ar condicionado da marca Hitachi globalmente.

A Hitachi GLS planeja utilizar a presença robusta da Bosch na Europa para fortalecer o lançamento global dos competitivos equipamentos de ar condicionado da marca Hitachi, alavancando a rede de distribuição e o know-how da Bosch. A integração da fábrica de Shimizu e a combinação dos serviços de desenvolvimento, fabricação, vendas e manutenção visam aumentar a competitividade da Hitachi GLS no mercado.

Em declaração oficial, a Hitachi afirmou que o acordo aumentará sua competitividade em uma indústria global de ar condicionado que está em processo de consolidação. “A Hitachi e a Hitachi GLS, juntamente com a Johnson Controls, identificaram a Bosch como a melhor parceira para promover o crescimento do negócio global de ar condicionado, devido à sua forte presença na Europa e experiência em negócios de aquecimento”, comentou a empresa.

Por sua vez, a Johnson Controls destacou que a transação simplificará significativamente seu portfólio, permitindo um foco estratégico mais apurado em soluções abrangentes para edifícios comerciais. “Esta transação é uma parte significativa da avaliação estratégica previamente anunciada de nossas linhas de produtos não essenciais”, afirmou a empresa, que registrou cerca de US$ 4,5 bilhões em receita consolidada com o negócio de HVAC R&LC em 2023.

Após a conclusão do negócio, o setor de HVAC da Johnson Controls R&LC continuará a fornecer produtos de HVAC residenciais e comerciais leves sob as marcas York, Hitachi, Coleman, Champion, Luxaire, Guardian, Evcon, TempMaster, entre outras.

Dr. Christian Fischer, vice-presidente da Bosch, ressaltou que o acordo acelerará o crescimento global da empresa. “A JCH e a Bosch se complementam perfeitamente, tanto regionalmente quanto em termos de produtos. Estamos honrados em licenciar a prestigiada marca Hitachi e garantiremos que a qualidade e os padrões renomados sejam mantidos, desenvolvendo consistentemente o negócio para beneficiar nossos clientes, funcionários e outras partes interessadas.”

Hideki Osumi, presidente da Hitachi GLS, destacou: “A Bosch e a Hitachi GLS fortalecerão a expansão global dos equipamentos de ar condicionado da marca Hitachi por meio da nova empresa e promoverão a criação de valor agregado no negócio de ar condicionado comercial no Japão.”

A conclusão da transação está prevista para ocorrer dentro de aproximadamente 12 meses.